A Rua Gonçalo de Carvalho ganhou fama pela internet e pelas redes sociais e agora é passagem obrigatória para os turistas que visitam Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no Brasil. Segundo o site da Globo, a rua, calma e arborizada, foi decretada Património Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental do município em Junho de 2006.

A rua ficou conhecida não só pelas árvores que formam um túnel verde em sua extensão, mas também pela luta pela preservação mantida há anos pelos moradores e até por quem não reside nela.

Vários de grupos de turistas percorrem a rua tirando fotos, por entre os moradores que passeiam os seus cães. Apesar do trânsito, o ruído dos carros não parece incomodar, abafado pelas árvores ao vento e o chilrrear dos pássaros.

A fama desta rua brasileira começou em 2005. Segundo a Globo, moradores e admiradores do local uniram-se para impedir a construção de um estacionamento. O projecto previa a remoção de algumas árvores, além da colocação de asfalto no lugar dos tradicionais paralelepípedos do local - que sugam a água da chuva e a armazena no solo, ajudando na irrigação das árvores.

A fama da rua Gonçalo de Carvalho cresceu na internet e nas redes sociais. Em 2008, o blog catalão Amics arbres (Amigos das árvores) escreveu sobre a Gonçalo. Pouco depois, o blog português A Sombra Verde também divulgou o local. A partir daí a rua tornou-se uma curiosidade na imprensa e começou a atrair mais visitantes.

SAPO

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.