O comissário-geral da PN, que discursava no encerramento dos cursos de Formação de Formadores, Fiscalização em Petróleo e Gás, Navegação e Fiscalização Externa Tributária, disse ser altura de se começar a pensar numa recompensa para os agentes autuantes.

Agentes da Polícia Fiscal têm detido, nos últimos tempos, vários cidadãos estrangeiros na posse de milhares de dólares e droga escondidos em malas de viagem, bem como quantidades elevadas de combustível, nos aeroportos e postos de fronteira do país.

O comandante-geral considerou enormes e permanentes os desafios desses agentes, no quadro da segurança pública, por estarem colocados em áreas estratégicas da economia nacional, que garantem receitas ao Orçamento Geral do Estado (OGE).

“Por isso, toda atenção, dedicação e disciplina são desígnios fundamentais do processo do vosso trabalho”, disse o comandante-geral, que orientou mais interacção com outros sectores que compõem o sistema de segurança, para fortificação da missão atribuída a esses agentes.

Notou que o carácter transversal da actividade policial exige dos efectivos conhecimentos técnicos e especializados para fazer face às acções criminais.

“A Polícia é grande, talvez seja, na actualidade, a maior estrutura ou instituição pública do país. Mas não basta termos muitos efectivos, meios e infra-estruturas, o mais importante é termos pessoal treinado, especializado e capacitado para melhorarmos a nossa eficiência e eficácia, em prol da garantia da ordem pública”, exprimiu.

O Comando Nacional da Polícia Fiscal traçou, no seu plano estratégico de acção para o triénio 2018/2021, políticas e metas sobre formação em matéria de fiscalização externa para o seu efectivo.

Frequentaram o curso de fiscalização em petróleo e gás 60 efectivos da Polícia Fiscal (PF), o de formação de formadores 28 efectivos, dos quais 21 da PF e sete da Polícia de Guarda Fronteira, enquanto o curso de fiscalização externa tributária contou com a participação de 136 efectivos da PF e de Guarda Fronteira.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.