Os cabelos estão a cair, já viu que vai ficar careca e não quer? Não se preocupe pelos vistos há uma solução para resolver o problema da calvície. Investigadores de Yale, EUA, descobriram a fonte de sinais que desencadeia o crescimento do cabelo, uma revelação que pode conduzir a novos tratamentos para a calvície.

O estudo publicado na revista Cell mostra que os cientistas identificaram células - tronco dentro da camada de gordura da pele e mostraram que eram necessários sinais moleculares a partir dessas células para estimular o crescimento de pêlos em ratos.

“Se conseguirmos fazer com que as células de gordura na pele conversem com as células-tronco adormecidas na base dos folículos pilosos, podemos fazer o cabelo crescer novamente”, disse Valerie Horsley, autora principal do estudo.

Segundo o site Ciência Hoje os investigadores observaram que quando o cabelo morre, a camada de gordura no couro cabeludo encolhe. Mas quando o crescimento do cabelo começa, a camada de gordura expande-se num processo chamado adipogénese

Os cientistas concluíram que era necessário um tipo de célula-tronco envolvido na criação de novas células de gordura para a regeneração do pêlo de ratos. E constataram ainda que essas células produzem moléculas chamadas PDGF (factores de crescimento plaquetário derivados), que são necessárias para produzir crescimento do cabelo.

@SAPO

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.