O comércio de produtos como o osso de tigre ou o chifre de rinoceronte será autorizado em circunstâncias "particulares", anunciou o governo chinês num decreto assinado pelo primeiro-ministro, Li Keqiang.

Entre estas circunstâncias "particulares" está a investigação científica, a venda de obras de arte e "investigação de tratamentos médicos".

Os ossos de tigre e os chifres de rinocerontes (moídos) são ingredientes cobiçados na medicina tradicional chinesa. No entanto, para se ter acesso a estes produtos, será necessária uma autorização especial, sendo que apenas os médicos de hospitais reconhecidos pela Administração Nacional de Medicina Tradicional poderão utilizá-los.

"É uma decisão devastadora", revelou Leigh Henry da WWF (Fundo Mundial para a Natureza) ao The New York Times. "Não posso superestimar o potencial do seu impacto."

Os volumes comerciais serão "estritamente controlados" e o comércio destes produtos estará proibido, exceto nos casos previstos.

Esta medida revoga a proibição total adotada em 1993, mas o mercado negro substituiu o comércio legal e muitos produtos proibidos entram na China pelo Vietname, de acordo com os movimentos ecologistas.

Várias organizações criticaram a decisão do governo chinês, pois consideram que, embora tenha como objetivo o uso de produtos derivados de animais em cativeiro, esta vai aumentar a ameaça sobre a fauna selvagem.

"Com este anúncio, o governo chinês assina a sentença de morte dos rinocerontes e dos tigres silvestres", acusa Iris Ho, diretora da associação Humane Society International.

Ho acredita que a nova política de Pequim vai resultar na criação de uma rede de "lavagem" de produtos de caça ilegal.

"O regresso do comércio legal pode vir a não servir apenas para encobrir o tráfico clandestino, mas também para estimular a procura que diminuiu quando a proibição entrou em vigor", lamentou Margaret Kinnaird, diretora de biodiversidade do Fundo Mundial para a Natureza (WWF).

O tigre está classificado como espécie em risco de extinção pela União Internacional para a Conservação da Fauna (UICN).

A China tem uma procura forte de produtos derivados do tigre (ossos, garras, bigode, pénis, etc), aos quais a medicina tradicional atribui virtudes muito polémicas, sobretudo afrodisíacas.

O número de tigres criados em cativeiro na China aumentou consideravelmente nos últimos anos. Atualmente seriam mais de 6.000, enquanto em todo o planeta existem pouco mais de 3.000 em liberdade.

Em relação às espécies distintas de rinocerontes, a UICN classifica-os em várias categorias: "vulneráveis", "quase ameaçado" ou "em risco crítico de extinção".

Os chifres eram prescritos na medicina tradicional para combater a febre, mas os supostos benefícios contra o cancro provocaram um aumento da procura, sobretudo no Vietname, nos anos 2000.

Kate Nustedt, diretora em Londres do programa da associação Animals in the Wild (Proteção Mundial dos Animais), é contra a criação de animais selvagens para fins farmacêuticos.

"Existem alternativas sintéticas que são o futuro, sem crueldade, para a medicina asiática tradicional", destaca.