"Histórias e Lendas de África" é o mais recente livro da dupla portuguesa Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, escritoras sobejamente conhecidas do público juvenil lusófono. Depois de livros semelhantes sobre a Europa e a América, a dupla mergulhou na aventura de seleccionar histórias e mitos deste continente misterioso e reescrevê-las ao seu estilo.

Segundo as autoras, o “livro inclui contos tradicionais, lendas, narrativas históricas e curiosidades de vários países africanos e de vários povos que representam diferentes culturas deste imenso e ainda misteriosos continente”.

Para além disso a obra, com ilustrações de Carlos Marques, “inclui também mapas, informações gerais sobre geografia, populações, belezas naturais, costumes, bem como sobre as grandes famílias das mais de mil línguas africanas e sobre o Vale de Rift, berço da humanidade”.

Foram dois anos a compilar histórias tradicionais destes países, "Não estão todos, pois isso tornaria o livro muito maior e mais caro", diz-nos Ana Maria Magalhães. Para tal, houve a colaboração das embaixadas e dos amigos, e, como é óbvio, os países de expressão oficial portuguesa tiveram um destaque especial.

Para Angola escolheram a história dos dois homens que atravessaram a África, de Angola a Moçambique, "que pouca gente sabe que eram africanos, eram angolanos; para Cabo Verde a história "As sete irmãs", uma história ardilosa sobre as meninas e a madrasta, e para Moçambique, um conto tradicional, "Os três presentes".

Isabel Alçada destaca o mundo extraordinário contino nestas histórias: "Por exemplo, a origem do tambor, numa lenda da Guiné-Bissau, diz-se que trata-se de uma dádiva da Lua a um macaco..."
De  norte asul, do Oeste ao Leste do continente, "as histórias são muito diferentes umas das outras, porque falamos de um continente, mas o que existe são muitas 'Áfricas'".

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada são professoras e duas grandes viajantes. Ficaram famosas pela colecção de livros juvenis 'Uma Aventura' (havendo mesmo Uma Aventura em Cabo Verde), tendo depois escrito diversos livros, quer de histórias, quer sobre a História de Portugal.

O livro, de capa dura, é publicado pela Editorial Caminho, de Portugal.

Vídeo da entrevista ao SAPO

SAPO

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.