Esta informação foi prestada esta terça-feira à Angop pelo responsável da instituição, César Paquisse, adiantando que, nesta altura, estão em face de estudo e já identificados vários lugares para onde ocorrem estas espécies de mamíferos de grande porte.

“Já identificamos os pontos para onde se dirigem estas espécies, a dimensão da população que aparecem nestas zonas, os conflitos que geram como resultado da relação  entre homens e animais”, explicou.

Realçou que a efectivação de zonas de conservação destes ecossistemas é uma das ambição que o Gabinete do Ambiente pretende atingir até Novembro deste ano, a apesar das restrições impostas pelo Covid-19.

Deste modo, Cesar Paquisse fez saber ainda que, nesta altura da luta contra a pandemia do Covid-19, as actividades da instituição estão viradas também, essencialmente, na sensibilização da população e as instituições hospitalares sobre a gestão e preservação dos restos produzidos por estes, em por prol do bem-comum.

Quantas as unidades hospitalares, o responsável apelou à necessidade destes tratarem e depositarem adequadamente os resíduos que utilizam, evitando, assim que sejam misturados como os restos domésticos e urbanos.

“Tem sido frequente encontrar ainda algumas unidades sanitárias que não fazem a sua gestão de resíduo de forma adequada e, sobre estas, temos estado a actuar, sendo que as sanções para estas práticas são graves”, lamentou.

Disse esperar que mais do que sanções as pessoas se sintam responsáveis pelo cuidados d os restos hospitalares como mascares, seringas, entre outros resíduos destes lugares, com espírito humanitário, já que o bem-comum e o amor ao próximo devem ser sempre levado em considerado.

Deste modo, considerou importante a participação activa de todos actores sociais na gestão dos resíduos sólidos, em prol da preservação do meio ambiente.

Localizada no Planalto Central de Angola e com uma extensão territorial de 35.771 quilómetros quadros, a província do Huambo é habitada por dois milhões, 519 mil e 309 habitantes, distribuídos em 11 municípios.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.