Esta informação foi avançada hoje, segunda-feira, à imprensa, pelo governador provincial do Namibe, Archer Mangueira, no final de uma jornada de campo feita por alguns bairros do município de Moçâmedes, com destaque para Boa Esperança e Valódia.

O governante disse que o plano de acção prevê demolições de construções erguidas em zonas de risco, para garantir a segurança da população local e melhorar o aspecto do município.

Este plano de acção, ressaltou, contempla ainda a melhoria de serviços básicos como instalação de iluminação pública, colocação de rede de esgoto, canalização para água potável, pavimentação das vias, entre outras obras sociais nos periféricos da cidade de Moçâmedes.

Salientou que o objectivo do plano é melhorar a qualidade de vida da população destes bairros, para tal convidou a população a participar mais activamente, com sugestões, opiniões e conselhos, nos programas do governo local.

“A governação participativa dos municípios é o ponto de partida para um sucesso dos programas, por isso todos são convidados a intervir nas tarefas comunitárias”, ressaltou.

Reconheceu haver muita carência, a nível de condições sociais, nos bairros em que visitou, como falta de escolas, postos de polícia, ausência de saneamento básico, entre outras dificuldades.

Fez saber que o Governo da Província do Namibe está já a trabalhar para inverte o quadro, o mais rápido possível, para tal conta também com materialização de vários programas, com destaque para o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

O município de Moçâmedes tem conhecido um crescimento demográfico exponencial, principalmente nos últimos três anos, com a chegada de várias famílias oriundas das províncias do Bié, Huambo, Huíla, e Benguela, que buscam por melhores condições de vida.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.