Um projecto de três irmãs que decidiram criar uma micro empresa com o nome de "Mar Decorações". Esta, está virada para eventos como festas de casamentos, noivados, baptizados e outros mais.

O projecto está há cerca de três anos no mercado e está situado no bairro Zamba 2 na cidade de Luanda.

Como se refere no talento da semana, Amélia, Rosa e Domingas provaram a nossa equipa e deixaram a mensagem que com a criatividade é possível fazer trabalhos manuais com preços para todos os bolsos.

SAPO: De quem foi a ideia para a criação da “Mar Decorações” ?

M.D. (Amélia): A Mar Decorações começou quando decidi fazer uma formação em Portugal de seis meses, tive sucessos na área de confeccionar convites e quando regressei ao país resolvi abrir este pequeno negócio e tive a ajuda das minhas irmãs.

Ensinei-as, aperfeiçoámos ainda mais o nosso trabalho e simplesmente continuamos até hoje.

SAPO: Porquê do nome Mar Decorações?

M.D. (Amélia): Mar decorações porque tudo surgiu dos nossos nomes. Unimos as iniciais de Mimi, Amélia e Rosa e ficou Mar, decorações porque fazemos este tipo de serviços.

SAPO: Afinal que produtos podemos encontrar nas vossas instalações?

M.D (Amélia): Podem encontrar convites, brindes de casamentos e noivados, cestos para alianças e pétalas e cartas de pedido. Daqui há mais alguns vezes teremos acessórios para noivas, isto é tiaras, lingerie, tudo que uma noiva precisa poderá encontrar aqui na Mar decorações.

SAPO:  Como é o acesso para encontrar a matéria-prima?

M.D.(Amélia): É muito difícil, porque nós dependemos do mercado angolano e infelizmente ainda não temos muitas lojas de papelarias. O papel é caro e às vezes não tem o papel que precisamos e o que nos resta muitas vezes é trabalhar com o que temos.

SAPO: Que truques utilizam para diferenciar um convite de casamento de um para festa?

M.D.(Amélia): Nós não fazemos convites específicos para cada evento, mas quanto mais simples o convite para festas de casamentos, aniversários ou pedidos de noivados for melhor. Nós fazemos os convites e os brindes ao gosto dos clientes mas sempre aconselhamos  que optem por coisas mais pequenas e simples.

SAPO: Quantos dias antes os que quiserem casar ou fazer uma festa devem recorrer aos vossos serviços para receber?

M.D (Rosa): Tem que ser pelo menos um mês de antecedência, isso porque há vezes que não temos algum material e precisamos de ir à procura.

SAPO: Quais são os vossos produtos mais solicitados e como variam os preços?

M.D (Amélia): Aqui procura-se de tudo um pouco mas agora são mais procurados brindes de biberões e carinhos para os chá-de-panela,  já para casamentos os noivos procuram muito o cachimbo e canetas, as noivas a Bíblia.

As cores mais solicitas são as cores cinza, o preto, o lilás e as que ultimamente as noivas mais pedem são as cores verde e o rosa choque.

Os preços dos brindes variam de 250 a 500 Kwanzas e os convites variam de 800 a 1400 Kwanzas.

SAPO: Além dos convites e brindes que mais trabalhos fazem e o que mais pensam fazer?

Amélia: Além dos brindes e convites nós tratamos da decoração dos eventos, já temos uma equipa especialmente para este tipo de trabalhos.

SAPO: Que ambições têm com a “Mar Decorações” ?

M.D.(Amélia): O que pretendemos é estar a um nível mais elevado, criar mais lojas, expandir o negócio nas demais províncias, pretendemos devagar e bem chegar ao mais alto nível do mercado empresarial.

Perfil:

Nome completo: Amélia Isabel Fernandes Kenge
Idade: 26 anos
Naturalidade: Luanda

Nome completo: Rosa Cassuende Cristóvão
Idade: 30 anos
Naturalidade: Kwanza sul

Nome completo: Domingas Augusto
Idade: 35 anos
Naturalidade: Kwanza sul

Veja o vídeo da 5ª dos talentos da semana!

 

Aprenda a fazer um convite em três minutos

@Elsa Paulino