Comemora-se esta quinta-feira o Dia Internacional da Memória do Comércio de Escravos e da sua Abolição. A UNESCO proclamou a efeméride, para celebrar a revolta dos escravos, que aconteceu em 1791 na ilha de Saint Domingue.

O dia está marcado na memória de muitos povos oprimidos. Esta data pode contribuir para uma cultura de paz, promovendo uma reflexão sobre a liberdade.

Conheça algumas das frases de vários líderes que lutaram para a libertação dos seus países e povos.

Agostinho Neto, Angola 

"Não basta que seja pura e justa a nossa causa, é necessário que a pureza e a justiça existam dentro de nós."

Nelson Mandela, África do Sul

"A educação é a mais poderosa arma pela qual se pode mudar o mundo."

"Não há mais caminho fácil para a liberdade em lugar algum, e muitos de nós têm que atravessar o vale das sombras da morte de novo e novamente antes de alcançarmos o topo da montanha dos nossos desejos."

Kwame Nkrumah, Ghana

"Qualquer humanismo significativo deve começar a partir do igualitarismo e deve conduzir as políticas objectivamente escolhidas para a protecção e manutenção do igualitarismo."

Samora Machel, Moçambique

"Vão tentar nascer aqui em Moçambique capitalistas pretos, a chamada burguesia nacional. Não queremos isso aqui, não há lugar para exploradores aqui. Preto ou branco não pode explorar o povo. O dever de cada um de nós é dar tudo ao povo, sermos os últimos quando se trata de benefícios, primeiros quando se trata de sacrifícios. Isso é que é servir o povo."

"A corrupção material, moral e ideológica, o suborno, a busca do conforto, as cunhas, o nepotismo, isto é, os favores na base de amizade, e em particular dar preferência nos empregos aos seus familiares, amigos ou à gente da sua região fazem parte do sistema de vida que estamos a destruir."

Julius Nyerere, Tanzânia

"Desejaria acender uma vela e colocá-la no topo do monte Kilimanjaro, para que iluminasse até mais além de nossas fronteiras, dando esperança aos que estão desesperançados, pondo amor onde há ódio e dignidade onde há humilhação."

Patrice Lumumba, República Democrática do Congo

"A luz selvagem do Sol resplandecerá novamente sobre nós, enxugará as lágrimas e as nossas feições achincalhadas. Quando romperem estes grilhões, estas pesadas correntes, dispersar-se-á para sempre o tempo da crueldade, da maldade. Orgulhoso, o livre Congo se levantará da terra negra."

Martin Luther King, EUA

"Não somos o que deveríamos ser, não somos o que desejamos ser, não somos o que iríamos ser, mas graças a Deus não somos o que éramos."

Ahmed Sekou Touré, Guiné Conacry

"Para participar na revolução africana não basta escrever uma canção revolucionária, é preciso forjar a revolução junto com o povo. E se nós a forjarmos junto com o povo, as canções surgirão por si mesmas e delas mesmas."

Malcolm-X (El-Hajj Malik El-Shabazz), EUA

"O homem branco quer que os homens pretos permaneçam imorais, depravados e ignorantes. Enquanto permanecermos nessas condições, continuaremos a suplicar, e o homem branco nos controlará. Jamais poderemos conquistar liberdade, justiça e igualdade enquanto não estivermos fazendo por nós mesmos."

Eduardo Mondlane, Moçambique

"Vocês vão para Moçambique para começarem a luta armada, única via para a conquista do poder e a expulsão do colonialismo em Moçambique."

Bob Marley, Jamaica

"Os homens pensam que possuem uma mente, mas é a mente que os possui. Há pessoas que amam o poder e há outras que têm o poder de amar."

Amílcar Cabral, Guiné-Bissau/Cabo Verde

"'Não vamos utilizar esta tribuna para dizer mal do imperialismo'. Diz um ditado africano muito corrente nas nossas terras, onde o fogo é ainda um instrumento importante e um amigo traiçoeiro que quando a tua palhota arde, de nada serve tocar o tam-tam. A dimensão tricontinental, isso quer dizer que não é gritando nem atirando palavras feias faladas ou escritas contra o imperialismo, qualquer que seja a sua forma, é pegar em armas e lutar. É o que estamos a fazer e faremos até à liquidação total da dominação branca nas nossas pátrias africanas."

Desmond Tutu, África do Sul

"Se ficarmos neutros perante uma injustiça, escolhemos o lado do opressor. Se o elefante está pisando o rabo do camundongo (rato) e ficamos neutros, com certeza o camundongo não apreciará tal neutralidade."

@Renato Costa

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.