"Cabo Verde e a UE estão ligados por uma parceria especial há 15 anos. Conversei com o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva sobre como podemos fortalecê-la ainda mais, designadamente a segurança marítima", escreveu Josep Borrell na rede social X (antigo Twitter).

Cabo Verde está representado pelo primeiro-ministro no Fórum Global Gateway, que se realiza entre hoje e quinta-feira em Bruxelas.

Na terça-feira, depois de uma reunião com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, Bruxelas anunciou um pacote de investimento no valor de 246 milhões de euros para incentivar a produção de energia verde -- energia produzida através de fontes renováveis sem efeitos de contaminação para a atmosfera -, transportes sustentáveis e transformação digital do arquipélago.

Von ver Leyen considerou, sobre a Estratégia Global Gateway, que é uma maneira de "criar um futuro melhor para os países parceiros" da UE e que Cabo Verde partilha a visão europeia de um mundo "mais verde, mais conectado, e economicamente reforçado".

Do pacote apresentado cerca de 22 milhões de euros são destinados à criação da infraestrutura necessária para a produção de energia eólica no arquipélago.

Na quinta-feira, o primeiro-ministro cabo-verdiano tem agendado um encontro com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Jens Stoltenberg, no quartel-general da organização, em Bruxelas.

AFE // ANP

Lusa/Fim