"Quatro navios dirigem-se para o Bósforo, 11 navios entraram nos portos de Odessa para serem carregados", informou o ministro das Infraestruturas ucraniano, Oleksandre Koubrakov, na rede social X.

Os navios em questão vão "exportar cerca de 130 mil toneladas de cereais e 10 mil de metal para países de África, Ásia e Europa", detalhou.

"No total, 62 navios usaram o corredor marítimo, dos quais 37 já exportaram 1,3 milhões de toneladas de produtos agrícolas ucranianos e outras mercadorias", quantificou Koubrakov.

A Ucrânia criou em agosto um corredor marítimo entre os seus portos no sul e o Bósforo algumas semanas depois de os russos terem saído de um acordo entre os dois Estados -- criado sob a égide da ONU e da Turquia" -, vital para a segurança alimentar mundial.

Este acordo tinha permitido a exportação pelo Mar Negro, ao longo de um ano, de quase 33 milhões de toneladas de cereais e outros produtos alimentares russos.

Por seu lado, a Federação Russa ameaçou atacar todos os navios que partissem ou chegassem aos portos controlados por Kiev.

Em agosto e setembro, os russos bombardearam as infraestruturas cerealíferas e portuárias ucranianas, enquanto afirmavam que apenas atingiam alvos militares.

RN // RBF

Lusa/fim