"Ministra escuta, a ciência está em luta" foi a palavra de ordem mais ouvida entre os investigadores, doutorados e não doutorados, que se concentraram em frente ao parlamento para "fazer eco na Assembleia da República" do problema da precariedade na ciência.

"A precariedade é que mata a ciência" foi o nome da concentração que decorreu enquanto a ministra Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, era ouvida na comissão parlamentar de Educação e Ciência, por requerimentos do PCP e do BE sobre a precariedade de docentes no ensino superior e investigadores científicos.

"Estamos aqui para nos fazer ouvir. Não é a primeira vez que nos manifestamos em público por causa deste problema. E este problema chama-se precariedade no ensino superior e ciência e chama-se um setor que tem 80% de precários. Queremos que este problema seja resolvido. Têm sido feitas muitas promessas por vários governos, mas urge acabar com este problema porque estamos a falar de quadros altamente qualificados de todo o país, quadros que são necessários ao país e que objetivamente não tem direito a uma carreira", disse aos jornalistas o vice-presidente Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup).

Raul Jorge considerou "absolutamente inadmissível" que continuem a existir largas centenas de trabalhadores "sem direito a uma carreira e, muitas vezes, sem qualquer tipo de proteção social e sem qualquer possibilidade de participar nos órgãos dirigentes das instituições em que trabalham".

"Estamos a falar de pessoas que trabalham e não têm direito a uma carreira. Queremos combater os elevados níveis de precariedade neste setor", precisou, dando conta que o número de trabalhadores científicos precários "tem aumentado e de forma significativa", disse.

O sindicalista sustentou que este problema se arrasta há muitos anos, sendo "necessário neste momento vontade política para o resolver".

Por sua vez, Miguel Viegas, docente da Universidade de Aveiro e dirigente da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), considerou que a precariedade neste setor "compromete a investigação científica".

Para o dirigente da Fenprof, os investigadores têm de estar tranquilos em relação à sua própria situação laboral e "o sistema científico tem tudo a ganhar" ao integrá-los na carreira.

Miguel Viegas explicou que os investigadores, quando ficam com um projeto, "ganham financiamento para o seu ordenado mas também para o financiamento da instituição", que pode variar entre os 20% e 25%, desempenhando por isso um "papel central para o prestígio das universidades".

"Como esses investigadores estão precários estão constantemente preocupados, em primeiro lugar a desenvolver o trabalho que os emprega, mas também estão preocupados em candidatar-se para outros projetos para garantir o seu futuro imediato. Isto é extremamente injusto, desgastante e negativo para as intuições e para o próprio sistema científico nacional", frisou.

Os investigadores exigem a substituição destas bolsas de investigação por contratos de trabalho.

O dirigente da Fenprof avançou que os investigadores vão continuar a negociar com o Ministério Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e marcar presença em futuras iniciativas até que o problema seja resolvido.

"A posição do Ministério evolui, mas ainda estamos muito longe de uma situação minimamente justa para cerca de 4.000 investigadores precários", disse, denunciando que "há de facto uma situação de quase escravatura".

O protesto foi promovido por diversas estruturas representativas do setor, nomeadamente Fenprof, SNESup e Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC).

CMP // JMR

Lusa/fim