No último mês de agosto houve mais 11,7% de passageiros internacionais nos aeroportos e aeródromos do arquipélago, enquanto o número de passageiros domésticos cresceu 9%.

Já ao nível das aeronaves, o movimento doméstico registou maior subida (9,4%) que o movimento internacional (5,7%).

Os dados da Agência de Aviação Civil mostram valores muito diferentes entre agosto deste ano e o mesmo mês de 2022 no que respeita à carga: enquanto o movimento doméstico cresceu 60,4%, a carga internacional caiu 11%.

O movimento de aeronaves mensal registado este ano continua abaixo dos mesmos meses de 2019, antes do impacto da pandemia de covid-19, que colocou quase toda a aviação mundial no chão.

Já ao nível dos passageiros há tendências distintas: o movimento internacional em agosto deste ano ficou 13,7% acima do último mês de agosto antes da pandemia, em 2019, enquanto o movimento de passageiros domésticos ficou um terço abaixo no mesmo período.

O aeroporto da ilha do Sal, destino de mais de metade dos turistas que visitam Cabo Verde, é o que acolhe maior movimento de aeronaves (36%) e passageiros (40%).

O aeroporto da Praia, capital do arquipélago de Cabo Verde, surge logo a seguir com 33% do movimento de aeronaves e 27% de passageiros.

LFO // ANP

Lusa/Fim