"Os jovens, como garante da continuidade das gerações, devem agir de forma consciente e organizada para implantar nas comunidades atitudes amigas do ambiente", referiu Nyusi, numa mensagem alusiva ao Dia Internacional da Juventude, que este ano se comemora sob o lema "Competências Verdes para a Juventude: Rumo a um Mundo Sustentável".

O chefe de Estado moçambicano defendeu que os jovens, organizados em associações, em grupos nas escolas, nos bairros ou individualmente, devem participar ativamente na promoção de uma sociedade verde.

"Em especial, os jovens devem promover o plantio de árvores, o reflorestamento, a prevenção das queimadas descontroladas, a limpeza das praias e evitar a poluição dos rios nas atividades de garimpo", enfatizou.

O Presidente moçambicano notou que o lema escolhido este ano para o Dia Internacional da Juventude constitui uma interpelação a todos os atores públicos, privados e sociedade civil para investirem, cada vez mais, na capacitação técnica e comportamental dos jovens de modo a que se posicionem na vanguarda da promoção de um mundo verde.

"A atual realidade internacional é caracterizada pela degradação ambiental e eventos climáticos extremos, causados pelas mudanças climáticas. A transição para economias verdes e sociedades sustentáveis depende, em larga medida, do domínio da informação e técnicas para compreender e trazer respostas a estes fenómenos", lê-se na mensagem.

PMA // VAM

Lusa/Fim