Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 18 mar 2024

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Votos dos eleitores portugueses residentes no estrangeiro começam hoje a ser contados

 
 

Os votos dos eleitores portugueses residentes no estrangeiro começam hoje a ser contados em Lisboa, numa operação que se prolonga até quarta-feira, quando deverão ser conhecidos os quatro deputados dos círculos da Europa e Fora da Europa.

As assembleias de contagem de votos dos portugueses residentes no estrangeiro para as legislativas de 10 de março irão funcionar no Centro de Congressos de Lisboa.

De acordo com os dados mais recentes da Administração Eleitoral, até sexta-feira, 15 de março, tinham sido recebidas 299.322 cartas com votos de eleitores residentes no estrangeiro, a maioria provenientes da Europa (230.731, ou 77%), seguida da América (57.345, 19%), da Ásia e Oceânia (9.396, 3%) e de África (1.850, 1%).

O número de cartas recebidas representa 19,42% dos 1.541.464 eleitores dos dois círculos – Europa e Fora da Europa - que optaram por votar via postal, votação superior em quase cinco pontos percentuais aos 14,49% de votos recebidos no mesmo período nas eleições legislativas de janeiro de 2022.

Os votos dos emigrantes portugueses irão resultar na eleição de quatro deputados, que poderão influenciar o resultado final das legislativas, uma vez que a coligação Aliança Democrática (PSD/CDS/PPM) elegeu 79 deputados e o PS 77.

Só depois de quarta-feira, último dia da recolha e contagem destes votos, o Presidente da República, que deverá ter ouvido todos os partidos com assento parlamentar até essa data, indigitará o novo primeiro-ministro.

Nas legislativas de 2022, o PS conquistou os dois lugares da Europa e dividiu o círculo de Fora da Europa com o PSD.

*Com Lusa

 
 
 
 
 

 
 

Do duelo entre Ramalho Eanes e Soares Carneiro, em 1980, ao histórico embate entre Mário Soares e Freitas do Amaral e, uma década depois, o fim da maioria absoluta de Cavaco Silva. Como três momentos em cada uma destas eleições decidiram o futuro da política e do país.

 
 
A reviravolta: como Cavaco mudou o rumo de uma eleição em que nem participou
 
 

Atualidade

 

Neste episódio do podcast da MadreMedia, "A Reviravolta", uma série especial em podcast sobre os momentos que decidiram eleições, aparece um homem que até hoje marca a política mundial. E que ganha as eleições depois de uma decisão de Cavaco.