Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 10 out 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Vem aí a proposta de Orçamento do Estado para 2024

 
 

Edição por Alexandra Antunes

O Governo entrega hoje na Assembleia da República a proposta de Orçamento do Estado para 2024, que deverá prever para este ano um crescimento superior a 2% e um excedente orçamental.

Com a entrega do Orçamento na Assembleia da República prevista para as 13:00, a apresentação, pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, está marcada para as 15:00, em Lisboa.

Quais as principais medidas previstas?

Entre as principais medidas que deverão constar da proposta orçamental um desagravamento do IRS e atualização dos escalões e alterações ao regime do IRS Jovem - prevendo que os jovens não paguem qualquer IRS sobre o rendimento no seu primeiro ano de trabalho.

O Governo apresentou aos sindicatos da administração pública uma proposta de aumentos salariais para 2024, que varia entre 6,8% na base remuneratória e 3% para remunerações mais altas. O orçamento também deverá trazer o fim do corte no valor das ajudas de custo e de transporte dos funcionários públicos.

De acordo com o Governo, em 2024 as pensões vão ser atualizadas tendo por base a fórmula prevista na lei.

A proposta do OE2024 será discutida e votada na generalidade nos dias 30 e 31 de outubro, estando a votação final global agendada para 29 de novembro.

*Com Lusa

 
 
Ana Pinto Coelho
 
 

O Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado a 10 de outubro, é uma oportunidade para refletir sobre a importância da saúde mental e do bem-estar psicológico. Este ano, o tema "Saúde mental é um direito humano"lembra-nos que todos temos o direito a viver uma vida saudável, independentemente das condições ou circunstâncias. É um lembrete poderoso que reforça o que deveria ser o direito fundamental a uma saúde mental positiva e de qualidade. Continuar a ler