Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 11 mai 2017

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 
Pedro Rolo Duarte
 
 

Faz lembrar aquela anedota sinistra sobre o amor: "Então, mas você ama-a por amor, ou por interesse?" / "Olhe, amigo, deve ser por amor, que ela interesse não tem algum...". Assim olho eu, de forma simplória, para as eleições francesas, agora que “respirámos de alívio” porque, por uma vez, as sondagens bateram certo. Continuar a ler

 
 
 

Ainda a França...

 
 

Condenados à morte física dos seus formatos em papel, nem por isso deixam de resistir ao anuncio nem desistem de usar a imaginação para continuarem a marcar a actualidade. Os jornais franceses – com destaque para o eternamente criativo Libération – criaram belíssimas primeiras páginas à volta destas eleições. Eis uma escolha de algumas delas.

Apesar da diferença de idades não ser muito distante da que separa Donald Trump da vamp Melania, o facto de neste caso ser inversa a distância, com Brigitte Macron, a mulher do novo presidente frencês, mais velha do que o Presidente, tem dado para todo o tipo de comentários, mais machistas, menos machistas, psicológicos, analíticos, idiotas. Aqui, neste vídeo-perfil, assinado pelos editores da revista Time virados jornalistas digitais, na recente plataforma Motto, pode saber-se o essencial sobre Brigitte sem os preconceitos do costume.

Com meios reduzidos, mas com imaginação e um sentido jornalístico apurado, o jornal Libération tem, online, nos seus Libé-Zap, vídeos de dois, no máximo três minutos, que enquadram e explicam os factos, os protagonistas, os vencedores e os vencidos. Deixo o link para os 3 minutos que mostram a evolução política de Macron, mas no site do jornal também está o perfil de Marine Le Pen e outros mini-vídeos que demonstram que nem sempre é o dinheiro quem mais ordena quando se trata de mudar a face da informação.

 
 
Pepe morreu. Mas é impossível matá-lo
 
 

Atualidade

 

Pepe é um sapo. Pepe é uma personagem descontraída criada em 2005, que vive com os colegas de quarto numa filosofia hedonista alimentada por drogas. Ou era, até o autor o matar. Mas as ideias - e os memes - não morrem.

 
 
 
Diga sim às drogas
 
 

Atualidade

 

Se vai peregrinar, claro. As drogas, em maior ou menor dose, são um companheiro indispensável de jornada. Garantem a chegada à meta que todos ambicionam.

 
 
 
“Tenho um menino de dois anos e meio que quase nasceu lá. Onde? No Santuário de Fátima”
 
 

Atualidade

 

António e Zélia Fonseca viajaram mais de 70 quilómetros para servir um almoço. Sopa, arroz de carnes e melancia. É este o repasto preparado para os mais de trinta peregrinos que saíram de Lisboa a 7 de maio rumo a Fátima. O ponto de encontro é em Vila Nova da Rainha. Já é assim há sete anos. Daqui a cinco meses são eles quem se mete ao caminho e alguns dos que hoje se sentam à mesa vão servi-los também. Há dois anos, a caminhada deste casal terminou em Cascais, onde nasceu o pequeno João. “Nasceu no dia 13 de outubro”, contam. Horas antes estavam em Fátima, na procissão das velas. “É uma questão de fé”, asseguram.

 
 
 
Marco Silva: O caminho para o milagre ou os números que separam o português do céu e do inferno
 
 

Desporto

 

Numa altura em que Marco Silva era elogiado um pouco por todo o Reino Unido, o Hull City caiu. Após vários jogos de recuperação, os Tigers regressaram à zona de despromoção. Em pouco tempo, o treinador português foi do céu ao inferno. Agora, Marco Silva e a sua equipa têm dois jogos — difíceis — para dar a volta à situação, numa equação com poucas variáveis.

 
 
 
Lionel Messi, o Manu Ginobili do futebol argentino
 
 

Desporto

 



O astro argentino dos San Antonio Spurs desafia o Tempo e, aos 39 anos, continua a dar cartas na NBA.

 
 
 
Bruxelas mais otimista estima que PIB cresça 1,8% em 2017
 
 

Economia

 

A Comissão Europeia está mais otimista para o crescimento económico português, alinhando agora a sua previsão com a do Governo para este ano (1,8%), mas admite um abrandamento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018.

 
 
 
Greve dos médicos com 90% de adesão no segundo dia
 
 

Atualidade

 

A greve dos médicos continua hoje a registar uma adesão na ordem dos 90%, segundo um dos sindicatos que convocou a paralisação nacional de dois dias, que começou na quarta-feira.