Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 12 dez 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Quais serão os "10 mandamentos" de prevenção da violência sexual na Igreja?

 
 

Edição por Alexandra Antunes

O Grupo Vita apresenta esta tarde um manual de prevenção da violência sexual no contexto da Igreja Católica assente em “10 mandamentos”.

Os números dos últimos seis meses de atividade do grupo e o “Manual de Prevenção de Violência Sexual Contra Crianças e Adultos vulneráveis no Contexto da Igreja Católica em Portugal” vão ser conhecidos a partir das 15:30, numa conferência de imprensa em Lisboa.

“Sabemos muito sobre violência sexual em geral, mas sabemos pouco sobre a violência sexual neste contexto específico da Igreja. É preciso conhecer melhor as especificidades neste contexto”, disse à Lusa a psicóloga Rute Agulhas, coordenadora do Grupo Vita.

O manual, cujo mote é “Conhecer, prevenir, agir – Para uma cultura de cuidado e proteção”, é o resultado de uma reflexão conjunta dos grupos executivo e consultivo, da experiência profissional nesta área e de uma extensa revisão da literatura existente sobre violência sexual.

Segundo Rute Agulhas, entre os 10 mandamentos estão a importância de quebrar o tabu; a importância de criar ambientes seguros e protetores através de códigos de conduta e boas práticas; a definição de políticas e canais de denúncia; e saber escutar as vítimas.

A coordenadora do Grupo Vita acrescenta que o manual – que deve ser disponibilizado hoje também online - tem como objetivo “sistematizar as boas práticas”, embora não seja imposto qualquer timing ou metodologia para a sua implementação nas estruturas e nos organismos ligados à Igreja Católica em Portugal.

Os números até agora

Segundo o balanço mais recente, avançado no final de outubro, o Grupo Vita já tinha recebido 62 pedidos de ajuda de vítimas de violência sexual na Igreja, existindo 12 pessoas com apoio psicológico e outras duas com apoio psiquiátrico.

De recordar que este grupo surgiu na sequência do trabalho da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica, liderada pelo pedopsiquiatra Pedro Strecht, que ao longo de quase um ano validou 512 testemunhos de casos ocorridos entre 1950 e 2022, apontando, por extrapolação, para um número mínimo de 4.815 vítimas.

Como pedir ajuda?

O Grupo Vita pode ser contactado através da linha de atendimento telefónico (915 090 000) ou do formulário para sinalizações, já disponível no site.

 
 
"Os Cinco" têm agora mão portuguesa com Maria João Lopo de Carvalho. Inscreva-se e faça parte desta conversa
 
 

Vida

 

O É Desta Que Leio Isto, clube de leitura da MadreMedia, conta com Maria João Lopo de Carvalho para falar sobre "Os Cinco e o quadro desaparecido", um mistério que se desenrola nas férias de Natal — e o primeiro livro desta conhecida série escrito por uma autora portuguesa. Deixamos o convite para que se junte a nós a 13 de dezembro (quarta-feira), pelas 21h00.