Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 25 jan 2024

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

O que aconteceu com o avião russo que caiu?

 
 

Edição por Alexandra Antunes

Um avião russo que transportava militares ucranianos para uma troca de prisioneiros despenhou-se na quarta-feira na região de Belgorod, próximo da fronteira com a Ucrânia. O acidente ocorreu por volta das 11 horas de Moscovo (8 horas em Portugal Continental).

“A bordo encontravam-se 65 prisioneiros do exército ucraniano transportados para a região de Belgorod para uma troca, seis membros da tripulação e três acompanhantes”, disse o Ministério da Defesa russo num comunicado citado pela TASS.

O que diz a Rússia?

Rapidamente a Rússia apontou o dedo à Ucrânia. O governador da região de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, acusou Kiev de ter derrubado o avião. “Mataram os seus próprios soldados no ar, as mães e filhos estavam à espera deles”, declarou no hemiciclo em Moscovo.

“Abateram os nossos pilotos que estavam numa missão humanitária (…) com mísseis americanos e alemães”, acusou.

E a Ucrânia?

No dia de hoje, a Ucrânia anunciou a abertura de um inquérito criminal para apurar o que aconteceu na queda do avião.

A investigação está a ser conduzida ao abrigo de um artigo do Código Penal ucraniano sobre violação das leis e costumes da guerra, disse o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU).

“O SBU está a tomar medidas para esclarecer as circunstâncias” do desastre, acrescentou num comunicado citado.

Além disso, a Ucrânia admitiu que estava prevista uma troca de prisioneiros na quarta-feira, que não se realizou, mas disse não ter “informações fiáveis e completas” sobre os passageiros do avião.

Por sua vez, os serviços secretos militares ucranianos (GUR) disseram que a Ucrânia “não foi informada” da necessidade de garantir a segurança do espaço aéreo na zona de Belgorod-Kharkiv, onde o avião se despenhou, do lado russo.

Fontes militares ucranianas citadas pela Ukrinform disseram também que o avião transportava mísseis para os sistemas antiaéreos S-300 usados para bombardear a Ucrânia.

O que contam as caixas negras do avião?

As equipas de resgate já encontraram as caixas negras do avião militar, num estado que “permitirá que sejam descodificadas”, segundo um porta-voz dos serviços de emergência russos.

“Serão transportadas num voo especial para um laboratório do Ministério da Defesa [em Moscovo], onde o seu conteúdo será analisado”, disse o porta-voz à agência russa TASS.

Assim, resta esperar para saber que novas informações vão surgir.

*Com Lusa

 
 
Patrícia Reis
 
 

Um grande amigo acordou com esta frase e partilhou-a com os que estão à sua volta. A ignorância, a iliteracia, a opção pelo caminho cómodo e preguiçoso de adoptar o pensamento alheio, a não promoção de pensamento, tudo isto é cada vez mais português. Continuar a ler