Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 29 jun 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 
 
 

Nahel tinha 17 anos e morreu baleado pela polícia. O que está a acontecer em França?

 
 

Edição por Alexandra Antunes

Pelo menos 150 pessoas foram detidas em França, na sequência de protestos iniciados na terça-feira, depois de a polícia ter matado a tiro um jovem de 17 anos em Nanterre, nos arredores de Paris.

Os distúrbios nas ruas de França continuaram nesta quarta-feira, pela segunda noite consecutiva.

Mais de uma dezena de veículos e mobiliário urbano foram queimados em  Nanterre, onde também foram erguidas barricadas. A polícia efetuou 77 detenções em Paris e na região envolvente, mas os protestos estenderam-se a outras regiões de França, como Lyon, Toulouse e Lille.

O que aconteceu com Nahel?

Nahel foi baleado na manhã de terça-feira. Inicialmente, fontes da polícia disseram que um agente abriu fogo quando o motorista de um veículo tentou atropelar dois membros da polícia motorizada, em Nanterre.

No entanto, um vídeo publicado nas redes sociais, cuja autenticidade foi comprovada pela AFP, mostra o momento em que um agente aponta uma arma para o motorista e atira à queima-roupa quando ele acelera com o veículo.

A fuga do jovem terminou metros à frente, quando o carro bateu contra um poste. A vítima morreu pouco depois de ser atingida por um tiro no tórax.

Situações deste tipo são recorrentes em França?

Sim. As forças de segurança em França são acusadas com frequência de abusos ou uso excessivo da força, como durante a final da Liga dos Campeões em 2022 e nos protestos recentes contra a reforma da Segurança Social.

Em 2022, foram registadas 13 mortes no país durante incidentes similares. Em meados de junho, um guineense foi morto perto de Angouleme, no centro do país, por um tiro de um agente.

Em maio, vários países expressaram às Nações Unidas a sua preocupação com a violência policial e a discriminação racial em França, durante uma avaliação periódica à qual se submetem a cada quatro anos os países da ONU.

 
 
Patrícia Reis
 
 

A Praia do Meco fica a 40 minutos de Lisboa. É um sítio cujo carisma muitos não entendem. Outros apaixonam-se e nunca mais saem daqui. A vida na aldeia faz-se com lentidão a maioria dos meses do ano, mas o Verão é um rebuliço que parece não terminar. Com o sol, tudo se torna mais animado. Continuar a ler

 
 
 
Afinal o que é o IVA? E porque se paga?
 
 

Economia