Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 24 ago 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Morreu Prigozhin e a sua comandita. “Tudo bons rapazes”

 
 

Edição por Manuel Ribeiro

Apesar das informações que têm sido veiculadas nas últimas horas que Prigozhin seguia na aeronave que caiu em Tver, no norte de Moscovo, e morreu, há quem tenha dúvidas. A razão prende-se com as versões contraditórias sobre se estava ou não dentro do avião. As causas que levaram à queda do avião, estão, também, rodeadas de informações contraditórias.

É o caso de França. Olivier Veran, porta-voz do Governo francês, afirmou hoje que ainda existem dúvidas sobre o que aconteceu ao avião que caiu na Rússia e se Yevgeni Prigozhin estaria a bordo do mesmo.

E dos EUA. As buscas terminaram e segundo as autoridades russas, todos os ocupantes a bordo terão falecido e confirmam a presença de Yevgeny Prigozhin, o polémico líder do grupo Wagner a bordo da aeronave. No entanto, segundo o New York Times, fontes oficiais dos EUA indicaram que não conseguem, por agora, confirmar que Prigozhin, estava a bordo do avião.

O que aconteceu? Um avião privado Embraer Legacy 600 foi ontem abatido no norte de Moscovo, pela defesa antiaérea russa, matando 10 pessoas incluindo o líder do grupo mercenário Wagner, Yevgeny Prigozhin, informaram as autoridades russas.

Quem seguia a bordo do avião? De acordo com a lista de passageiros, divulgada pela autoridade aeronáutica russa, seguiam no avião altas figuras do PMC Wagner, onde se destaca o fundador do grupo e braço direito de Prigozhin, Utkin Dmitry e Valery Chekalov, vice da empresa e responsável pelas operações “civis” do grupo PMC Wagner.

Quanto a Yevgeny Viktorovich Prigozhin, desconhecido do grande público até à intervenção na Ucrânia, onde o seu grupo combateu junto dos russos, é conhecido como o “Chef de Putin”.

Depois da prisão, Prigozhin ganhou fama com o seu negócio de cachorros ambulante, expandiu para os casinos e restaurantes, a fama chegou a Putin, levando-o à alcunha de “Chef de Putin”.

Veja o percurso de Prigozhin, nesta crónica escrita por José Couto Nogueira, que hoje o SAPO24 recupera para manchete, levando à criação do grupo de mercenários Wagner, um braço paramilitar que recebe dinheiro em troca operações militares, em todo o mundo.

Tudo bons rapazes!

 
 
 
 

 
 

As discussões em Espanha estão nestes dias mais focadas na atitude desrespeitosa e machista de Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol, do que com a investidura do presidente do próximo governo. O afastamento do grosseiro patrão do futebol, que perdeu representatividade com o abusivo beijo roubado à futebolista Jennifer Hermoso, é coisa para estes dias. A formação do novo governo ainda tem mais de um mês de espera. Continuar a ler

 
 
 
Luísa Sobral vem ao É Desta Que Leio Isto. Quer ler "Apenas Miúdos", de Patti Smith? Junte-se à conversa
 
 

Vida

 

O É Desta Que Leio Isto, clube de leitura da MadreMedia, regressa depois das férias com Luísa Sobral. A cantora e compositora traz uma sugestão que mistura música e literatura: Patti Smith. Deixamos o convite para que se junte a nós a 14 de setembro, pelas 21h.