Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 23 jun 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Loucura dos Santos Populares continua: vão ser 16 minutos de fogo de artifício no Porto

 
 

Edição por Beatriz Cavaca

Depois de Lisboa é a vez do norte celebrar o santo preferido, o São João, cujas preparações já estão a ser feitas na invicta.

Para esta festa estão previstos bailaricos, balões, martelos, sardinhas e fogo de artifício, que regressam hoje para preencher as principais ruas da cidade.

O presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, vai distribuir ao início da tarde, pelas 15:00, manjericos aos munícipes e visitantes que se desloquem à Praça do General Humberto Delgado e, mais tarde, junta-se ao homónimo de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, por volta das 18:30, para se cumprimentarem na Ponte Luiz I a meio da travessia que une as duas margens e assinalar o arranque das festas.

O habitual palco nos Aliados será novamente substituído por três palcos: um no Largo Amor de Perdição (na zona da Cordoaria), um nos jardins do Palácio de Cristal, e outro na praça da Casa da Música.

Hoje à noite, sobem ao palco do Largo Amor de Perdição, pelas 22:00 horas, Emanuel e Cláudia Martins & Minhotos e Marotos. Já nos jardins do Palácio de Cristal sobe ao palco Miguel Araújo e o grupo Fogo Fogo, e na praça da Casa da Música é a vez de Bruno e Moullinex.

Este ano, o lançamento de balões de São João só vai ser permitido entre as 21:45 e a 01:00 de sábado, período durante o qual o espaço aéreo do Porto será fechado.

Na zona da Ribeira, o tradicional espetáculo de fogo de artifício começa à meia-noite e vai durar cerca de 16 minutos. O fogo será lançado das margens do rio Douro, de barcaças e do tabuleiro superior da Ponte Luiz I. A travessia sobre o Douro encerra à circulação pedonal a partir das 23:00 e até à 01:30 de sábado nos dois tabuleiros.

O Metro do Porto vai operar durante toda a noite de São João, assegurando a circulação com veículos duplos na rede, à exceção da linha do aeroporto (Linha Violeta), que mantém o seu horário habitual.

Também a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai reforçar o serviço, com mais autocarros e maior frequência na baixa da cidade durante a noite e madrugada.

 
 
Francisco Sena Santos
 
 

Itália, Suécia e Finlândia passaram neste último ano a ter a extrema-direita com responsabilidades ministeriais no governo desses países. Há tendência para, com satisfação dos chefes de governo na Hungria e na Polónia, a Espanha se associar a esse grupo e juntar o VOX ao PP após as eleições gerais de 23 de julho próximo.  Continuar a ler