Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 02 jun 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Alguns números a dois meses da JMJ

 
 

Edição por Alexandra Antunes

A dois meses de receber mais de um milhão de jovens de todo o mundo, Lisboa prepara-se para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), de 1 a 6 de agosto — e o Papa Francisco já confirmou que estará em Portugal entre os dias 2 e 6.

Quais os principais espaços da JMJ?

As principais iniciativas decorrem em Lisboa, no Parque Eduardo VII, na zona de Belém e no Parque Tejo (a norte do Parque das Nações e em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures).

Que eventos são esperados?

Além das principais cerimónias com o Papa Francisco – Acolhimento, Via-Sacra, Vigília, Missa final e encontro com voluntários —, estão previstos eventos como concertos, conferências, feira vocacional e catequeses, em múltiplos espaços da capital (e também fora de Lisboa).

Na zona de Belém estará também instalado o Parque do Perdão, onde os jovens poderão confessar-se em confessionários construídos por reclusos de diversos estabelecimentos prisionais do país.

Quantos peregrinos vão estar na JMJ?

Até ao momento, cerca de 600 mil jovens de todos os continentes e de 184 países iniciaram já o seu processo de inscrição, estimando-se que 200 mil já o terão concluído, incluindo o pagamento.

Espanha lidera o ‘ranking’ de países com mais peregrinos inscritos, com 39.777, seguida da Itália, com 32.369.

Contudo, é assumido que mais de um milhão de jovens estarão em Lisboa para o encontro mundial com o Papa Francisco.

E voluntários?

Mais de 25 mil voluntários já começaram o seu processo de inscrição e 20.605 já o concluíram. Destes, 363 já estão validados para a área da Saúde, incluindo médicos, enfermeiros e estudantes do último ano de Medicina.

O objetivo total é chegar aos 30 mil voluntários.

Onde pernoitam os peregrinos?

Os peregrinos que se inscreverem na JMJ vão pernoitar em instalações das dioceses de Lisboa, Setúbal, Santarém e das Forças Armadas e de Segurança, bem como em famílias de acolhimento.

Pavilhões, associações, escolas, seminários, foram algumas das infraestruturas procuradas desde o início para o acolhimento dos muitos milhares de jovens na semana de 1 a 6 de agosto.

Cerca de 6.000 famílias já se inscreveram para acolher peregrinos e a organização continua a receber diariamente dezenas de inscrições de todas as paróquias das dioceses de acolhimento.

Quantos bispos são esperados na JMJ?

Pelo que foi divulgado nos últimos dias no relatório e contas de 2022 da Fundação Jornada Mundial da Juventude, a projeção de participação de responsáveis eclesiais foi atualizada para um total de 800 bispos, 300 secretários e 100 altos eclesiásticos, oriundos de 110 nacionalidades e falantes de 58 idiomas.