Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 08 nov 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Demissão de Costa. Marcelo com a agenda cheia esta quarta-feira

 
 

Editado por Gonçalo Lopes

O Presidente da República começou bem cedo esta manhã a ouvir os oito partidos com assento parlamentar, antes de auscultar na quinta-feira o Conselho de Estado, para uma eventual dissolução do parlamento, após a demissão do primeiro-ministro.

Marcelo Rebelo de Sousa receberá os partidos no Palácio de Belém por ordem crescente de representação parlamentar – Livre, PAN, BE, PCP, Iniciativa Liberal, Chega, PSD e PS –, sendo que a primeira teve lutar Às 11h00 e a última deverá terminar pelas 19h00.

O primeiro a ser ouvido foi então o Livre, representado por Rui Tavares que à entrada referiu que é preciso perceber "os contornos do que nos trouxe até aqui" antes de agir, mas garantiu que o Livre está disponível para eleições, que devem "ser marcadas o mais depressa possível" se for essa a opção de Marcelo, uma vez que "não interessa ao país prolongar uma situação de incerteza".

Refira-se que na terça-feira, António Costa apresentou a demissão de primeiro-ministro ao Presidente da República depois de o Ministério Público ter anunciado que é alvo de inquérito autónomo no Supremo Tribunal de Justiça sobre projetos de lítio e hidrogénio.

*Com Lusa