Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 03 mar 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Degustou-se o melão da habitação, mas nem todos foram convidados

 
 

Edição por Ana Maria Pimentel

Desde o dia 16 de fevereiro que no país o tema da habitação deixou de ser apenas preocupação, e passou a ser a discussão de medidas concretas.  O governo de António Costa apresentou um pacote de medidas com o objetivo de solucionar aquele que é um dos problemas que põe em risco um dos direitos mais básicos da população: o da habitação.

Mesmo antes de anunciar que o tema iria estar em discussão pública até dia 10 março, já a discussão estava a ser feita em tempo real. A apresentação das medidas foi controversa e os críticos fizeram-se ouvir. Até o Presidente da República, que se no início falava na necessidade de se ter que abrir o melão, agora já assume a possibilidade de enviar algumas das medidas para o Tribunal Constitucional.

Muitos salientavam a surpresa das medidas, sem que ninguém ligado ao setor tivesse sido ouvido para a construção do pacote. Hoje o governo reuniu extraordinariamente o Conselho Nacional de Habitação, mas consenso também parece não ter sido o resultado. O SAPO24 falou com alguns dos presentes, dos ausentes e daqueles que sem explicação não foram convidados para partir o melão.