Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 15 nov 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Costa: primeiro-ministro + ministro das Infraestruturas

 
 

Edição por Alexandra Antunes

Depois da demissão de João Galamba, faltava indicar quem seria o próximo ministro das Infraestruturas. Na tarde de ontem, Costa e Marcelo estiveram reunidos, mas nada de soube. A notícia chegou esta manhã, através de uma nota da Presidência da República.

"Nos termos do número 2 do artigo 7.° do Decreto-Lei n.º 32/2022, de 9 de maio, com a exoneração do ministro das Infraestruturas as suas funções foram assumidas pelo primeiro-ministro. Assim, o presidente da República aceitou a proposta de recondução de Frederico André Branco dos Reis Francisco, anterior secretário de Estado das Infraestruturas, como novo secretário de Estado Adjunto e das Infraestruturas, na dependência do primeiro-ministro", lê-se na nota do Palácio de Belém.

O resumo vem no título da nota: "primeiro-ministro assume funções de ministro das Infraestruturas e presidente da República aceita nomeação de secretário de Estado Adjunto e das Infraestruturas".

De recordar que João Galamba, constituído arguido no âmbito da operação "Influencer" relacionada com negócios de exploração de lítio e hidrogénio e da criação do centro de dados de Sines, e pediu a demissão do cargo de ministro das Infraestruturas na segunda-feira, ao início da tarde, que justificou com a necessidade de assegurar tranquilidade e discrição para a sua família, e que foi aceite pelo primeiro-ministro.

Em relação a Frederico Francisco, o secretário de Estado agora reconduzido, este substituiu Hugo Mendes em 4 de janeiro na remodelação em que saiu de ministro das Infraestruturas Pedro Nuno Santos, substituído por João Galamba.

Galamba regressa agora ao seu lugar de deputado do PS na Assembleia da República, depois de ter sido eleito pelo círculo de Lisboa nas legislativas de janeiro de 2022.

*Com Lusa

 
 
Paulo Cardoso de Almeida
 
 

Após um período crítico de discussões em redes sociais, fuga de patrocínio e palestrantes, o evento inicia com força. Continuar a ler