Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 13 jun 2017

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 
Francisco Sena Santos
 
 

Hamad bin Khalifa, emir do Qatar durante 18 anos (de 1995 até abdicar para o filho em 2013), chegado ao poder depois de derrubar o pai num golpe de estado, liderou um pequeno país que não chega a ter o tamanho da Estremadura e Ribatejo juntos, mas que projetou muito poderoso no mundo. O Qatar tem um duplo tesouro: o petróleo e, sobretudo, o gás natural, de que é o maior exportador mundial, sempre pelo mar. O emir, naquelas quase duas décadas, quis ampliar a influência estratégica e poder global do seu país: investiu pelo mundo, de Nova Iorque a Hong-Kong, pôs-se a comprar posições em marcas de prestígio, dos bancos Crédit Suisse e Barclays, aos estúdios Miramax em Hollywood, passando por marcas de luxo como Valentino ou pelos armazéns Lafayette, Harrod’s e Tiffany, para além de parte do capital da British Airways, da Siemens ou da Volkswagen. Continuar a ler

 
 
 

Também a ter em conta

 
 

A sociedade russa começa a deixar de estar adormecida? Centenas de pessoas, sobretudo jovens, foram detidas nesta segunda-feira após participarem em manifestações contra o autoritarismo e a corrupção no regime de Putin. Alexei Navalny, o promotor das manifestações em Moscovo, São Petersburgo e várias outras cidades da Rússia, foi de imediato condenado a 30 dias de prisão, por convocar manifestações não autorizadas. A oposição de ativistas internautas está a sacudir o regime. Ainda que o czar Putin pareça ter a reeleição garantida, no ano que vem, em formato triunfal.

100 fotografias da galeria da Time. Contam histórias que marcam o mundo.

Uma primeira página escolhida hoje: esta do Libération que mostra o deserto que a esquerda francesa tem pela frente. Macron sem oposição - maiorias assim costumam não ser boa coisa.

 
 
Autoridades espanholas acusam Ronaldo de fraude fiscal no valor de 14,7 milhões de euros
 
 

Atualidade

 

A unidade de delitos económicos da procuradoria provincial de Madrid apresentou uma denúncia contra Cristiano Ronaldo por quatro delitos contra o Estado cometidos entre 2011 e 2014, e que se traduzem na fuga ao fisco no valor de 14,76 milhões de euros. 

 
 
 
Fenprof reafirma “grande greve” no dia 21 e nega negociações com Governo
 
 

Atualidade

 

O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, reafirmou hoje em Leiria que se mantém a greve do dia 21 de junho, data de realização de exames nacionais, e desmentiu que haja negociações com o Governo.

 
 
 
Mil lesados do BES podem só receber primeira tranche da indemnização
 
 

Economia

 

Cerca de 1.000 clientes lesados do papel comercial vendido pelo BES poderão não beneficiar na totalidade do mecanismo encontrado para os compensar pelas perdas sofridas, recebendo apenas a primeira parte da indemnização, segundo fontes ligadas a este processo.

 
 
 
Danilo vinca ambição portuguesa. "Não vamos pensar que o Europeu foi o topo"
 
 

Desporto

 

O médio Danilo vincou hoje a ambição da seleção portuguesa de futebol para a participação na Taça das Confederações e defendeu que os jogadores devem pensar que é possível superar o título europeu conquistado em França.

 
 
 
André Silva. Os números que o levaram ao Giuseppe Meazza
 
 

Desporto

 

Desde que apareceu nos relvados, os holofotes não o largam. Do Dragão a Giuseppe Meazza, o SAPO24 reuniu os números que contam a (ainda curta) carreira de André Silva, o atleta que chega agora a um dos clubes mais emblemáticos do mundo.

 
 
 
Alfama vence Marchas Populares de Lisboa
 
 

Vida

 

O bairro de Alfama foi o vencedor da edição deste ano das Marchas Populares de Lisboa, anunciou hoje a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), responsável pela organização da iniciativa.

 
 
 
Oxitocina. A "hormona do amor" que leva mães a sacrificarem a vida pelos filhos
 
 

Atualidade

 

A oxitocina, conhecida como a “hormona no amor”, leva as mães a colocar a vida em risco para protegerem os filhos, conclui um estudo da Fundação Champalimaud hoje divulgado.

 
 
 
Golden State Warriors campeões da NBA pela quinta vez
 
 

Desporto

 

Os Golden State Warriors conquistaram segunda-feira o seu quinto título de campeões da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), ao vencerem em casa os Cleveland Cavaliers, detentores do cetro, por 129-120, no quinto jogo da final.

 
 
 
Griezmann prolonga vínculo com Atlético de Madrid até 2022
 
 

Desporto

 

O futebolista internacional francês Antoine Griezmann ampliou hoje por uma época, até 2022, o contrato com o Atlético de Madrid, informou o clube espanhol, acabando com a especulação sobre a sua possível saída.

 
 
 
Tiroteio em estação de metro de Munique faz vários feridos
 
 

Atualidade

 

Quatro pessoas ficaram feridas esta terça-feira, 13 de de junho, num tiroteio numa estação metropolitana em Munique, informou a polícia alemã.

 
 
 
Autoridades angolanas já registaram este ano quase 500 casos de abuso sexual de crianças
 
 

Atualidade

 

O Instituto Nacional da Criança (INAC) de Angola já registou este ano cerca de 500 casos de abuso sexual de menores, contudo o número aponta para uma redução significativa comparativamente ao mesmo período de 2016.