No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Xeique árabe, recebeu cumprimentos de despedida do secretário de Estado para os Recursos Florestais, André de Jesus Moda.

No primeiro dia da visita, Ahmed Al Maktoum, foi recebido em audiência pelo Presidente da República, João Lourenço, com quem abordou questões ligadas ao processo de  implementação de acordo de cooperação bilateral no domínio da agricultura, assinado em Dezembro de 2018.

Neste encontro ficou definido que uma linha de montagem de tractores começa a funcionar no mês em curso, na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo.

Para a referida fábrica, os Emirados Árabes Unidos propuseram-se a investir cerca de dois mil milhões de dólares americanos (USD), que também será utilizado na produção de electricidade, gás e na agricultura.

No final do encontro com João Lourenço, falando a imprensa, o Xeique dos Emirados Árabes Unidos sublinhou que a montagem de tractores estará voltada para o mercado interno (Angola), da África Austral e Central.

Ainda com o Chefe de Estado angolano, Ahmed Dalmoor Al Maktoum analisou a expansão e a modernização do Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL), em construção na zona de Bom Jesus, em Luanda.

No segundo e último dia da visita, o Xeique manteve um encontro com o presidente do conselho de administração da Sonangol, Sebastião Pai Querido, com quem rubricou um memorando de entendimento, em que se prevê aumentar em mais de 50 por cento a capacidade de reserva de derivados de petróleo em Angola.

Para o efeito, prevê-se a conclusão do projecto, nos próximos três anos (2020, 2021 e 2022) da primeira fase de construção do reservatório de combustível na Barra do Dande, província do Bengo.

O referido reservatório, com capacidade de armazenamento em terra de 641 mil e 500 metros cúbicos, está avaliado em USD 600 milhões (seiscentos milhões de dólares).

Esta visita visa materializar o Projecto dos Centros de Excelências de Serviços Agrícolas em Angola, bem como impulsionar questões relacionadas com os “pré-acordos” rubricados com o Ministério da Agricultura e Florestas de Angola.

A intenção é dar sequência às iniciativas para o desenvolvimento da Fazenda América, no Cuanza Sul, bem como ao Programa de Mecanização Agrícola em Angola, plasmados nos referidos Memorandos de Entendimento entre os dois Estados.

Angola e os EAU são membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e rubricaram, em Junho de 2015, dois acordos, sendo um de cooperação económica e técnica e outro de criação da comissão mista.

Os Emirados Árabes Unidos é uma confederação de monarquias árabes localizada no Golfo Pérsico e tem a sexta maior reserva de petróleo do mundo, sendo uma das mais desenvolvidas economias do Médio Oriente.

O país árabe tem, actualmente, a trigésima sexta maior economia a taxas de câmbio de mercado do mundo. É um dos países mais ricos do mundo por Produto Interno Bruto (PIB) e per capita de 54. 607 dólares, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.