Às 15:02 (hora de Lisboa), o índice Dow Jones subia 0,42% para 24.934,47 pontos e o Nasdaq avançava 0,52% para 7.441,46 pontos.

O índice alargado S&P 500 ganhava 0,40% para 2.738,66 pontos.

Entre as 30 empresas que integram o Dow Jones, principal índice da bolsa nova-iorquina, destaque para os avanços da Boeing, da petrolífera Exxon Mobil e da retalhista WalMart.

No domingo, o Presidente norte-americano, Donald Trump, indicou que está a trabalhar com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, numa solução que permita ao grupo de telecomunicações chinês ZTE, alvo de sanções, “retomar depressa a sua atividade”.

“O Departamento do Comércio tem ordem para o fazer”, afirmou Trump, numa mensagem na rede social Twitter, depois de a atividade da ZTE ter sido afetada pela decisão das autoridades norte-americanas de proibir as exportações de componentes destinadas ao grupo chinês, uma sanção com a duração de sete anos.

Trump disse ainda que “muitos empregos foram perdidos na China” devido a esta crise.

Na quarta-feira, o grupo chinês de telecomunicações tinha anunciado que as suas principais operações foram interrompidas por causa da decisão norte-americana e que a sua sobrevivência estava mesmo ameaçada.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.