Às 14:47 (hora de Lisboa), o índice Dow Jones caía 1,48% para 22.550,83 pontos e o Nasdaq cedia 1,34% para 6.466,81 pontos.

Por sua vez, o índice alargado S&P 500 fixava-se em 2.438,00 pontos, a cair 1,20%.

O Governo chinês anunciou hoje que acertou com Washington a realização, em janeiro, de um diálogo frente-a-frente, visando pôr termo às disputas comerciais entre as duas maiores economias do mundo.

Um porta-voz do ministério chinês do Comércio revelou que os dois lados têm mantido negociações “intensas” por telefone, e que já marcaram conversas “frente-a-frente” para o próximo mês, sem avançar com mais detalhes.

Em causa está a política de Pequim para o setor tecnológico, nomeadamente o plano “Made in China 2025″, que visa transformar o país numa potência tecnológica, com capacidades em setores de alto valor agregado, como inteligência artificial, energia renovável, robótica e carros elétricos.

Os EUA consideram que aquele plano, impulsionado pelo Estado chinês, viola os compromissos da China em abrir o seu mercado, nomeadamente ao forçar empresas estrangeiras a transferirem tecnologia e ao atribuir subsídios às empresas domésticas, enquanto as protege da concorrência externa.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.