Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average perdeu 0,52%, para os 27.076,82 pontos, ao fim de oito sessões consecutivas de subida.

O tecnológico Nasdaq recuou 0,28%, para as 8.153,54 unidades, e o alargado S&P500 cedeu 0,31%, para as 2.997,96.

Os preços do petróleo tiveram hoje um crescimento acentuado em reação a dois ataques de envergadura realizados contra instalações petrolíferas sauditas durante o fim de semana, que provocaram a redução em metade da produção do reino, em cerca de 5,7 milhões de barris por dia, o que corresponde a cerca de 6% da produção mundial.

O barril de referência no mercado europeu, o Brent do mar do Norte, valorizou 14,6%, a progressão mais forte desde que este contrato foi formalizado em 1988. Mas o barril de referência em Nova Iorque, o WTI, ainda valorizou mais, ao subir 14,7%.

“Um movimento desta ordem dos preços do petróleo cria ansiedade entre os investidores”, sublinhou Nate Thooft, da Manulife Asset Management.

Segundo este operador, “a descida acabou por ser reduzida”.

“Quando acontecimentos tão importantes ocorreram no Médio Oriente como estes, viram-se reações bem mais importantes”, referiu.

Na leitura deste agente bolsista, “isto indica que os investidores estão concentrados em outros assuntos, que lhes parecem mais importantes, como as perspetivas de crescimento ou decisões ligadas à guerra comercial” sino-norte-americana.

Contudo, alguns setores sofreram o impacto da subida repentina dos preços petrolíferos e das incertezas que estas fazem incidir sobre a economia mundial.

As transportadoras aéreas American Airlines, United e Delta estiveram assim entre os principais perdedores da sessão com desvalorizações de 7,3%, 2,8% e 1,6%, respetivamente.

Vários grandes bancos norte-americanos, como Goldman Sachs (-1,2%), Citigroup (-0,8%) e Morgan Stanley (-0,9%), tiveram as respetivas cotações em baixa, arrastados pela descida das taxas de juro no mercado obrigacionista.

O rendimento dos títulos da dívida pública dos EUA a 10 anos evoluía nos 1,842%, às 21:15 de Lisboa, abaixo dos 1,896%, que apresentava na sexta-feira.

Ao contrário, os grupos petrolíferos viram os seus títulos valorizar fortemente, casos de Marathon Oil Corp (11,6%), Occidental (6%) e ExxonMobil, que avançou 1,7%.