Segundo a nota de imprensa enviada ao SAPO, a Feira teve como objectivo destacar a importância da educação financeira e a protecção do investidor, ao mesmo tempo proporcionou oportunidades de aprendizagem de temas relacionados à poupança e investimento.

Questionado sobre o incentivo dado pelo Standard Bank, o responsável pelo Departamento de Trading da Sala Mercados do Standard Bank de Angola, Auriano Santos explica que “Investir é o processo no qual se abdica de recursos no presente com o intuito de receber mais recursos no futuro. A taxa de retorno tem-se apresentado como atractivas para o investidor, sobre tudo para os instrumentos de longo prazo, estando implícito um prémio de maturidade”.

Com o tema “Investir no Mercado de Valores Mobiliários”, Auriano Santos esclareceu também que os investidores com perspectivas de investitir em um Fundo de Investimento deverão conhecer a sociedade gestora, condições de subscrição e resgate, política de investimentos e conhecer os riscos associados.

“O mercado de valores imobiliários em Angola ainda tem um longo período a percorrer para o seu desenvolvimento, mas os diferentes intervenientes têm estado a fazer um excelente trabalho, quer a nível de regulação, quer da promoção de mercado. A Comissão do Mercado de Capitais (CMC), Bolsa de Dívida e Valores de Angola (Bodiva), Bancos comerciais e o Ministério das Finanças têm empreendido esforços no sentido de desenvolver o mercado”, frisou o responsável.

A Feira do Investidor é uma iniciativa promovida pela Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO) e tem como meta sensibilizar e aumentar a importância e protecção do investidor.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.