Segundo a mesma fonte, trata-se de acçõe a serem desenvolvidas em conjunto com o Fundo do Turismo, as Câmaras Municipais da Ribeira Brava e do Tarrafal de São Nicolau, bem como com a Direcção-Geral do Turismo.

A mesma prossegue que essas acções compreendem o levantamento cartográfico, digital, fotográfico e de sinalização física de uma ROTA principal, denominada “Rota Mãe” e de nove rotas complementares, integrando a identificação do património histórico, etnográfico e natural, as associações comunitárias existentes e a oferta de serviços.

Tudo isto, diz o comunicado, terá reflexo na divulgação através de um conjunto de comunidades virtuais especializadas sobre caminhadas (trekking), BTT e Trail Running e, ainda, pela implementação de uma estratégia de marketing digital através de plataformas de comunicação online.

O concurso público para a selecção de uma empresa especializada para a realização destes trabalhos já foi lançado e os interessados podem solicitar os documentos relativos ao presente concurso de forma gratuita junto da Associação dos Operadores Turísticos de São Nicolau até o dia 28 deste mês de Dezembro.

Esta opção resulta, ainda, segundo o mesmo comunicado, do facto de se pretender priorizar em São Nicolau, entre as modalidades de turismo de natureza, as caminhadas na natureza (trekking) pela realização de percursos pedestres ou de BTT, seguindo um trilho, em territórios ambientalmente protegidos, praticados geralmente em geosítios singulares, nomeadamente em zonas montanhosas onde estão instaladas populações com práticas culturais singulares.

SN – Turismo diz ainda que ideia resulta do facto dos principais recursos da ilha de São Nicolau assentarem na montanha, com o Parque Natural do Monte Gordo como produto-âncora, o que permite a utilização de trilhos pré-existentes com vistas de rara beleza e para observação geológica e da fauna e flora local, para percursos com duração, emoção e grau de dificuldade diferenciados, que atravessam zonas rurais e comunidades locais numa perspectiva de “touring”.

O turismo de natureza é um tipo de turismo que proporcionalmente mais cresce no mundo. Enquanto o turismo convencional cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo está crescendo entre 15 a 25% por ano. A Organização Mundial de Turismo (O.M.T) estima que 10% dos turistas em todo o mundo procurem o turismo ecológico, provocando receitas anuais estimadas em 260 bilhões de dólares.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.