O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse hoje que o seu Governo vai “permitir que todos os negócios não essenciais, desde pequenas lojas a centros comerciais, reabram”, a partir de dia 15 de junho.

Contudo, nessa fase, permanecem ainda encerrados os cabeleireiros, salões de beleza, assim como o setor hoteleiro, devido ao risco de transmissão do novo coronavírus nesses ambientes.

Boris Johnson repetiu hoje a informação avançada domingo pelo Governo de reabertura de mercados ao ar livre e de ‘stands’ de automóveis, já a partir de dia 01 de junho, alegando que são espaços que não representam grande risco.

O primeiro-ministro britânico disse que estas medidas apenas são possíveis graças ao espírito de disciplina da população, que tem cumprido as regras de distanciamento social.

O Reino Unido registou cerca de 260.000 casos de contaminação com o novo coronavirus, incluindo cerca de 37.000 mortes.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou quase 345 mil mortos e infetou mais de 5,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,1 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano passou a ser o que tem mais casos confirmados (cerca de 2,5 milhões, contra mais de dois milhões no continente europeu), embora com menos mortes (mais de 144 mil, contra mais de 174 mil).

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), paralisando setores inteiros da economia mundial, num “grande confinamento” que vários países já começaram a aliviar face à diminuição dos novos contágios.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.