O porta-voz do Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, inspector-chefe Luís Bernardo, disse hoje à Angop que os valores em posse de um cidadão daquele país vizinho foram encontrados numa embarcação de fibra camuflados no interior de um recipiente (bidon) de 25 litros.

Informou que a apreensão resulta de uma acção realizada pela Polícia Nacional e do Serviço de Investigação Criminal (SIC) no posto fronteiriço fluvial de Kimbumba, município do Soyo.

Explicou que o autor da infracção já está a contas com a justiça, ao passo que os valores foram entregues à Administração Geral Tributária (AGT) para os devidos procedimentos.

Segundo o instrutivo nº 1/16, de 12 de Abril do Banco Nacional de Angola (BNA), os residentes cambiais podem transportar para fora do país um montante em moeda estrangeira não superior a dez mil dólares, ao passo que para os não-residentes cambiais, o aviso do banco central angolano estabelece um valor que não ultrapassa os cinco mil dólares norte americanos.

A medida aplica-se com o sentido de garantir a contínua prevenção e combate ao branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo, bem como assegurar a gestão equilibrada das disponibilidades do País, em moeda estrangeira.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.