Antes do encontro, MIke Pompeo teve contacto com uma pequena exposição preparada pelas empresas.

Ana Bela  Marcos, gestora da empresa Gestão Profissional, que representou o país em 2015, no programa “Mandela  Washington Fellowship”, referiu que com esta oportunidade conseguiu afinar as ferramentas que lhe permitiram ampliar a sua empresa, contando agora com 20 funcionários.

Com o  foco para empregabilidade, com base nos programas “grupo talento“GP” empregar,  e tendo como suporte uma plataforma electrónica, a referida empresa tem registado jovens à procura de oportunidades de emprego nos mais variados sectores.

Além de ter facilitado a entrada no mercado de emprego a mais de cinco mil jovens, a empresa está focada na gestão de carreira e outros serviços.

Por sua vez, a estilista angolana Nadir Taty, que participou há três anos no programa sobre liderança, disse tratar-se de uma experiência que está a ser replicada em Angola e noutros países africanos.

A Agenda de Mike Pompeo reserva encontros com o Chefe do Executivo angolano, João Lourenço, com o Ministro das Relações Exteriores e empresas.

O regresso de Mike Pompeo está previsto para o meio da tarde desta segunda-feira.

Angola e os Estados Unidos da América mantêm relações de cooperação em vários domínios. A política e diplomacia, defesa e segurança, sector empresarial, indústria, petróleo, saúde, ensino, tecnologias e telecomunicações são das principais áreas da cooperação Angola-EUA.

Os dois países assinaram, em 2010, um acordo para a criação de uma comissão bilateral intitulada Diálogo de Parceria Estratégica.

Angola tornou-se no terceiro país africano com o qual os Estados Unidos têm uma parceria estratégica. Os outros dois são a África do Sul e a Nigéria.

No quadro da cooperação bilateral, os Estados Unidos consideram que Angola ocupa uma posição geográfica importante de acesso à África Central e Austral e próxima do Golfo da Guiné.

Angola já exporta para os EUA petróleo e seus derivados, ainda antes do AGOA, tendo levado, entre 1985 e 2003, mercadorias no valor de 42,9 mil milhões de dólares.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.