A Web Summit, que é considerada a maior cimeira tecnológica do mundo, arrancou em Lisboa no dia 13 de novembro e terminou na passada quinta-feira, tendo nesta edição contado com um recorde de 2.600 ‘startups’ presentes.

De acordo com dados hoje divulgados pela SIBS, na semana de 11 a 19 de novembro registou-se um “crescimento de cerca de 9% das operações no distrito de Lisboa”, mas se a análise tiver apenas em conta os cartões estrangeiros, a subida “foi de cerca de 6,4%”.

Relativamente ao tempo de permanência em Lisboa dos estrangeiros que visitaram a Web Summit, “40% estiveram no distrito de Lisboa no fim de semana anterior e 22,9% no fim de semana seguinte ao evento”.

Segundo o SIBS Analytics, os setores “com maior número de operações foram os supermercados (29,8%), a restauração (26,3%) e as gasolineiras (4,3%)”.

No recinto da Web Summit, e durante os quatro dias em que decorreu a cimeira tecnológica, “foram realizadas mais de 85 mil compras”, com “um valor médio por compra de 12 euros”.

A maior parte (81%) das operações no recinto “foram realizadas por cartões estrangeiros de 111 nacionalidades diferentes”.

Entre o ‘top 5’ por nacionalidades, o Reino Unido voltou a destacar-se como “a que obteve um maior valor de transações, com 9,2% do total, seguido pela Alemanha, com 8%, Brasil, com 4,5%, Holanda, com 4,4% e Ucrânia, com 4,3%”.

Desta forma, mantêm-se “os países mais representados em 2022, com exceção dos Estados Unidos que foram substituídos este ano pela Holanda”.

O pico das transações aconteceu no penúltimo dia do evento, 15 de novembro, às 13:15, altura em que “foram registadas 144 transações”.

O evento, que se realizou pela primeira na capital portuguesa em 2016, registou este ano 70.236 participantes de 153 países.

Após as duas primeiras edições na capital portuguesa, a Web Summit e o Governo anunciaram, em 2018, uma parceria de 10 anos, o que mantém a cimeira em Lisboa até 2028.