O projecto tecnológico visa facilitar clientes da ENDE-EP a efectuarem o pagamento do consumo de eneregia sem sair de casa, nesta fase de pandemia da Covid-19, através de descontos director nas suas contas domiciliadas no BPC.

Falando à Angop, no Lubango, a propósito do assunto, o agente da comunicação da ENDE, Wilson Haukelo, afirmou que o novo serviço facilita a vida aos utentes e pode ser acessado mediante autorização que o cliente dá ao banco de descontar o consumo de eneregia.

Indicou que a ENDE na Huíla tem controlados 72 mil clientes em cinco municípios onde faz a distribuição do produto, nomeadamente Chibia, Matala, Humpata, Quipungo e Lubango, na Huíla, e por isso com esse novo dispositivo terão encurtada a distância para fazer pagamentos.

Referiu que alguns clientes furtam-se ao pagamento do serviço alegando factores de distância e enchentes, daí que a dívida com os mesmos vai somando a cada dia que passa.

Por sua vez, o representante do Banco de Poupança e Crédito (BPC), Hélder Mucombe, considerou que a operacionalização deste processo é simples, bastando o cliente possuir uma conta corrente na instituição bancária.

O pagamento de eneregia na Huíla era somente feito nas lojas da ENDE, sendo que o serviço por multicaixa está inoperante há mais de seis meses.

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