Para o efeito, foi assinado nesta segunda-feira (16) o contrato de investimento, pelo presidente da ZEE, António Henriques da Silva e o representante da empresa chinesa em Angola, Frederico Walamba P. Makilanda, de acordo com uma nota de imprensa chegada hoje a Angop.

A referida fábrica será implantada numa área de 14 mil e 699 metros quadrados já identificada na ZEE.

Pelo menos 300 postos de trabalho serão criados com a implantação da unidade fabril.

A Hengye Electronics Indústria, Ltda, subsidiária da empresa chinesa Zheijiang Hengye Electronics Co., Ltd, vai produzir contadores monofásicos e trifásicos.

Para o António Henriques da Silva, o investimento neste segmento é importante para a economia nacional, pelo facto do consumo de energia e água ser permanente na vida das pessoas.

Vai contribuir na melhoria da qualidade de vida, principalmente as vantagens do sistema pré-pago, que permite aos clientes um consumo de energia com total controlo sobre os seus custos e sem necessidade de recebimento de factura no final do mês.

A fábrica está projectada para produzir 319 mil e 200 contadores monofásicos e 19 mil 800 contadores trifásicos, para atender o mercado nacional, contribuindo assim para a diversificação da economia e para a redução da importação destes bens.

A ENDE prevê instalar, nos próximos cinco anos, um milhão e 500 mil contadores a nível do país.

"Este volume de contadores permitirá atingir, no final de 2024, o maior número de clientes em pré-pago", augura Federico Makilanda, presidente do Conselho de Administração da Hengye Electronics Indústria, Ltd.

Quem é a Zheijiang Hengye Electronics?

A empresa Zhejiang Hengye Electronics Co., Ltd. é uma empresa profissional de alta tecnologia em pesquisa e desenvolvimento, fabricação e comercialização de dispositivos de medição de energia eléctrica, leitura centralizada de medidores, gestão de consumo de electricidade e outros sistemas automáticos relevantes com direitos de propriedade intelectual.

As vendas anuais rondam os 500 milhões de RMB Yuans (USD 71 milhões, 275 mil e 850) e capacidade de produção anual é de cerca de 10 milhões de aparelhos.

Fundada em 1995, a empresa tem a sede na Zona Ecónomica Especial de Pinghu, Zhejiang, adjacente a cidades desenvolvidas, como Xangai, Suzhou, Hangzhou e Ningbo.

Localizada a cerca de 100 quilómetros do Aeroporto Internacional de Xangai Hongqiao, Porto de Xangai e Aeroporto Internacional de Hangzhou, a empresa dispõe de um capital de RMB 70000000 Yuans, o equivalente a nove milhões 978 mil 619 dólares.

A empresa emprega mais de 700 funcionários, composto por medidores de energia eléctrica integrando as áreas de P&D, fabricação, marketing e serviço Técnico.

Os seus produtos incluem principalmente o dispositivo de medição de energia eléctrica, a colecta de energia eléctrica e o sistema de gestão automática.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.