O evento é promovido pelo governo da Huíla e está alinhado com as accções do Ministério da Indústria e Comércio, no âmbito do Programa do Comércio Rural, contando com a parceria da Associação Agro-Pecuária, Comercial e Industrial da Huíla (AAPCIL) e administrações municipais.

A feira contará com produtores dos municípios da Humpata, Chibia, Gambos, Cacula e Lubango.

A propósito dessa exposição, o director para o Desenvolvimento Económico Integrado da Huíla, Manuel Machado Quilende, disse à Angop que o evento vai ser uma referência para os pequenos, médios e grandes produtores, bem como para as cooperativas de famílias que procuram formas de escoar os seus produtos e serviços.

Indicou que o evento vai ajudar a criar um entreposto de compra e venda dos produtos locais, promover mais a produção nacional e divulgar o que é feito na região.

“Queremos motivar os produtores e dar maior atenção à produção nacional, estimular as vendas, para incentivar os produtores a aumentar a capacidade de produção e com isso os postos de trabalho”, reafirmou.

Nessa edição des estreia, frisou, embora seja destinada a região sudoeste, com o Lubango, Humpata, Chibia, Gambos e Cacula, os demais nove municípios podem participar com os seus produtores, desde que prestam serviços de apoio à cadeia de produção.

Realçou que por se estar a viver um contexto da pandemia da covid-19, no país, a presente edição vai acautelar a medidas de segurança, com uma empresa que vai apoiar ao evento com o fornecimento de materiais de biossegurança.

Referiu que a expectativa é que existam vários compradores, não só da Huíla, mas de outras províncias vizinhas, pelo que as empresas que beneficiaram de financiamento para adquirir a produção têm aí uma oportunidade de estabelecer contacto e fazer negócio.

Fez saber que a iniciativa é de carácter contínuo e têm já previsto uma segunda edição para Caluquembe, de 15 a 18 de Outubro, com participação dos municípios de Caconda, Chipindo, Quilengues e Cacula.

A terceira edição poderá ter lugar na Matala, de 12 a 15 de Novembro, com os municípios de Quipungo, Chicomba, Jamba e Cuvango.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.