Segundo a nota de imprensa a que Angop teve acesso, com o referido acordo, o BFA  torna-se no primeiro banco  angolano a integrar o programa promovido  pelo African Export- Import  Bank ( Afreximbank),    com o objectivo de apoiar os  bancos africanos  a colmatar o  vazio  criado  com a saída do continente dos  bancos  correspondentes internacionais.

A nota refere  que a linha de crédito do AFTRAT será utilizada pelo BFA ,  para a  confirmação de cartas de créditos e emissão de garantias, entre outros serviços  que visam a  facilitação do comércio internacional. O  mutante da linha pode ser aumentado  com base na procura do mercado angolano.

O  programa  AFTRAT permite o acesso a uma rede  global de  bancos confirmados  internacionais  complementando  a capacidade  dos bancos  africanos  na disponibilização  de soluções  de Trade  Finance, através   da  mitigação  de riscos  em mercados   novos  ou  com maiores  desafios , onde as linhas  de Trade  Finance se encontram inibidas ou muito  condicionadas.

A assinatura do acordo  por parte do BFA integra-se  num programa de cooperação  mais abrangente e actualizante em curso , entre o afreximbank e o BFA , onde ambas as  instituições  estão activamente  envolvidas em diferentes áreas de suporte e promoção da economia  angolana . refere o documento.

Até ao  momento ,  100  bancos  dos 26  países membros  dos Afreximbank,     já  integraram  o AFTRAF.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.