“A operação de concentração consiste na aquisição pela Auchan Portugal, S.A. do controlo exclusivo sobre a DIA Portugal Supermercados S.A., através da aquisição de 100% do capital social desta”, lê-se numa nota divulgada no ‘site’ do regulador.

Em 03 de agosto do ano passado, a Auchan Portugal e o grupo Dia anunciaram ter chegado a acordo para a aquisição, pela primeira, de toda a operação do segundo em Portugal, num investimento que ronda os 155 milhões de euros e cuja concretização está sujeita à aprovação da AdC.

Num comunicado conjunto então divulgado, a Auchan Retail e o grupo Dia informaram que o acordo prevê a aquisição das 489 lojas Minipreço e Mais Perto existentes em Portugal, permitindo à Auchan reforçar o posicionamento no setor e ampliar a rede de lojas no mercado de proximidade e ‘franchising’.

Já o grupo Dia, com esta operação, sai do mercado português para centrar esforços na sua estratégia – a distribuição alimentar de proximidade – nos mercados que são mais relevantes para o seu negócio.

A Auchan Portugal é a subsidiária portuguesa da Auchan Retail International, grupo multinacional francês principalmente ativo na distribuição retalhista de produtos alimentares e outros bens de consumo diário controlada exclusivamente pela ELO, S.A.

A Auchan está presente no mercado português do retalho de base alimentar e outros bens de consumo diário e, segundo dados da AdC, detém atualmente cerca de 76 lojas próprias: 32 hipermercados, quatro supermercados e 40 supermercados MyAuchan de proximidade no continente português.

Adicionalmente, opera, também, por via da sua subsidiária Auchan Energy, S.A., 30 postos de combustível no continente português.

A Dia Portugal Supermercados está sediada em Portugal e opera na distribuição retalhista de produtos alimentares e outros bens de consumo diário.

É controlada exclusivamente pela Distribuidora Internacional de Alimentación, S.A., retalhista internacional de produtos alimentares e de bens de consumo diário, sediada em Espanha, e pela sua subsidiária Luxembourg Investment Company 322 S.à r.l.

Em conjunto com a sua subsidiária DIA Portugal II S.A., é proprietária e explora 185 lojas Minipreço e Mais Perto em todo o continente português, além de quatro centros logísticos/armazéns.