O atleta angolano da categoria 79 kg, Francisco de Deus Kadima ‘Trovoada’ está em preparação para o Mundial de Luta Livre, que acontece de 20 a 28 de Outubro, em Budapeste, na Hungria.

Em entrevista exclusiva ao SAPO, o atleta fez saber que, apesar do desafio que se aproxima, está desmotivado e sem grandes objectivos, pelo facto de não conseguir preparar-se devidamente para o elevado nível competitivo exigido nesta competição através da preparação em campeonatos de médio porte.

“É preciso que haja uma preparação muito eficaz. Ainda que te prepares por mil anos, para notares que estás a evoluir em alguma coisa é preciso que vás a provas e possas avaliar os resultados. Mas sem verbas, é complicado”, explicou.

Trovoada, atleta de Luta Livre

Trovoada disse ter convites para competir no Grande Prémio dos Camarões, em Setembro, e para um estágio pré-competitivo, em Cuba, mas está condicionado por falta de apoio financeiro.

Além disso, tem o último estágio agendado para o palco do Mundial, na Hungria, num dos maiores Centros de Alto Rendimento do mundo, onde sonha estar presente para conseguir evoluir as técnicas e tácticas de combate.

O lutador revelou que tem trabalhado sem um treinador indicado para o orientar: “Por vezes tenho que solicitar treinadores e arranjar dinheiro para lhes pagar, porque ninguém quer fazer trabalho gratuito.”

Quanto ao documento que remeteu à Federação Angolana de Lutas (FALUTAS), sobre o seu plano de preparação para o Mundial, disse: “Espero que me digam alguma coisa. Ainda que a Federação não me garanta subsídio, aceito competir no Mundial por amor à camisola.”

Por outro lado, o internacional fez saber que ainda não recebeu o prémio referente à medalha de bronze, que conquistou no último Africano, na Nigéria, e que garantiu a sua qualificação para o Mundial.

Contudo, espera que o Ministério da Juventude e Desportos resolva a situação, a fim de aumentar os seus níveis de motivação para o Mundial, onde vai enfrentar atletas com vasta experiência internacional.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.