Em declarações à Angop, em Luanda, antes do embarque, o treinador Manuel Pimenta referiu que depois de uma aturada preparação de cerca de dois meses as formações angolanas vão determinadas em lutar para o alcance dos objectivos preconizados pela federação (FATM).

“Com os apoios da FATM fizemos uma preparação que nos permitiu melhorar a nossa capacidade de jogo e os aspectos específicos. Sei que nos espera algumas dificuldades, na medida em que vão participar fortes selecções do continente. Por isso, estamos imbuídos do sentimento de sacrifício e dedicação competitiva”, disse.

Os trabalhos, em regime bi-diário, consubstanciados nos aspectos físico, técnico, tácticos e psicológicos, incluindo estratégias, decorreram no Centro de Alto Rendimento de Angola (CARA), no Complexo da Cidadela Desportiva, em Luanda.

Acrescentou que no evento Angola estará representada por sete mesa-tenistas, sendo quatro masculinos e três femininos, que vão competir na prova por equipa, singular, pares do mesmo sexo e pares misto.

Aléssio Peter, que joga em Portugal, Elizandro André, do Clube Cristo Rei da Huíla, tricampeão nacional, Edvane Neto, do mesmo clube, terceiro classificado do campeonato nacional, e Domingos Manuel, vice-campeão pelo Persistente Tecno Service, constituem a selecção nacional masculina.

No sector feminino, está Ruth Tavares, do Clube Cristo Rei da Huíla, campeã nacional, Isabel Albino, do mesmo clube, vice-campeã nacional, e Jerusa Borges, do Escorpião da Boa Fé.

A delegação é chefiada pela presidente de direcção da Federação Angolana de Ténis de Mesa (FATM), Antónia Ribeiro, o secretário-geral, Manuel Morais, bem como o antigo presidente Filomeno Fortes, qualidade de veterano da modalidade, para um certame paralelo.

Além de Angola, o Africano conta com as presenças das selecções do Congo, RDC, Egipto, Nigéria, Ilhas Maurícias, África do Sul e Marrocos.

É qualificativo para os XII Jogos Pan-Africanos, que acontecem em 2019, na Zâmbia, e Mundial, que o Japão vai acolher em 2020.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.