A primeira edição da Taça General Kundi Paihama em futebol já está em perspectiva na província da Huíla para o próximo mês de Dezembro, num dos campos da cidade capital do Lubango.

A prova de carácter nacional enquadra-se no calendário da Associação Provincial de Futebol da Huíla, de acordo com o novo presidente de direcção da instituição para o quadriénio 2020/24, Pépé António.

“Nós vamos institucionalizar a Taça Nacional General Kundi Paihama. Se a Covid-19 nos deixar realizaremos esta prova em Dezembro. Perdemos um grande homem ligado ao futebol”, lamentou.

Pépé António acrescentou que na referida prova também estão em perspectiva as participações das selecções de velhas guardas das províncias de Benguela, Huíla, Huambo, Luanda e do Cunene.

Fez saber ainda que a Taça Nossa Senhora do Monte, em todos os escalões, não foi realizada em Agosto devido ao cancelamento das actividades desportivas no país, por culpa da pandemia da Covid-19.

Contudo, esboçou as restantes provas por se realizar ainda este ano: “Vamos ter as Taças Herói Nacional em Setembro, 5 de Outubro para saudar o Dia da Rádio Nacional, em Novembro a Taça Independência e em Dezembro a Taça General Kundi Paihama”, concluiu.

Sobre a verba proveniente da CAF e FIFA para apoiar o futebol nacional na sequeência da pandemia da Covid-19, a Associação Provincial da Huíla conta com 12 mil dólares norte-americanos que corresponde a sete milhões, 118 mil e 580 Kwanzas.

A referida quantia vai servir para reabilitar e apetrechar a sede daquele organismo que rege o futebol na província.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.