Numa demonstração de superioridade, as anfitriãs conseguiram a proeza ao baterem copiosamente a congênere do Zimbabwe, por 4-2, em jogo disputado no estádio 22 de Junho.

Com este triunfo e a consequente conquista da medalha de ouro, Angola destrona a República Democrática do Congo (RDC).  Na terceira posição ficou Moçambique, que superou África do Sul.

Quanto ao voleibol, em masculinos, o feito também recaiu para os angolanos, que na final triunfaram diante do Botswana, por 3-2, em partidas realizadas no campo da Refriango, em Viana.

A terceira posição foi para o Zimbabwe, ao suplantar a Zâmbia, por 3-0.

Em relação ao quadro geral de medalhas, Angola está no 3º posto com 23, na lista liderada pelo Zimbabwe com 48, seguido pela Namíbia que tem 32.

Mais de mil atletas em representação de nove estados da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) participam no evento de Luanda.

Os Jogos passados de Eswatini, com a presença de 15 países, foram vencidos pelos polícias do Zimbabwe.

A SARPCCO foi fundada, em 1995, por onze países, designadamente Angola, Botswana, Lesotho, Malawi, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Swazilândia (eSwatini), Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.