Em acto assistido pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, antes da deposição da urna no campo santo, foram lidas várias mensagens de exaltação aos feitos do antigo profissional das Edições Novembro, por representantes de distintas organizações.

Na ocasião, o secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), Teixeira Cândido, destacou o grande contributo do malogrado no enquadramento e formação da geração actual dos jornalistas do Jornal de Angola, dos Desportos e demais publicações.

Posições idênticas, foram manifestadas por Silva Candembo, secretário-geral da Associação de Imprensa Desportiva de Angola (AIDA), da qual o falecido também foi presidente, o membro do Comité Olímpico Angolano (COA) e radialista, Mário Rosa, entre outros, em declarações à Angop.

Familiares, amigos, companheiros de profissão, dirigentes desportivos e atletas acompanharam o cortejo fúnebre do ex-profissional da comunicação social, cujas exéquias iniciaram com uma missa de corpo presente, no Velório da Policia Nacional (Calemba). Também houve uma homenagem no espaço defronte ao cemitério.

António Ferreira Gonçalves, nascido aos 16 de Abril de 1960 (60 anos), em Luanda, era jornalista das Edições Novembro, tendo exercido a profissão durante mais de 40 anos.

Membro fundador da Associação de Imprensa Desportiva Angolana (AIDA), assumiu o cargo de presidente da instituição em 1998, em substituição de Manuel Madureira, depois de no ano anterior ter sido vice-presidente.

Em 2017 integrou a Associação Africana de Imprensa Desportiva, guindando a AIDA para a AIPS-mundo (sigla em francês).

Aleluia especializou-se em cobertura de grandes eventos, com destaque para Jogos Olímpicos, Campeonatos do Mundo e Jogos Africanos, fundamentalmente nas modalidades de andebol e basquetebol.

Em Dezembro de 2015 venceu a Nona Edição do Prémio Nacional do Jornalismo na categoria de Imprensa, pelas reportagens publicadas ao longo da sua carreira no país e a partir do estrangeiro.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.