De entre as provas abrangidas no continente africano destacam-se o adiamento “sine die”, por parte da Confederação Africana de Futebol, da 3ª e 4ª jornadas de qualificação ao Campeonato Africano de 2021.

Angola devia defrontar dia 28 deste mês a RDC, nesta fase das qualificativas.

A medida de contenção abrangeu também a modalidade de andebol com a Confederação Africana a cancelar a 27ª edição da Supertaça Babacar Fall, bem como a 36ª Taça das Taças, marcadas para Argélia com o envolvimento das equipas seniores femininas do 1º de Agosto e do Petro de Luanda.

Inicialmente agendadas para de 30 de Março a 9 de Abril, estas competições continentais esperam por novas datas.

Estão entre as provas de destaque igualmente adiadas ou canceladas devido ao COVID -19 o Zonal 4.5 em xadrez, que seria disputado de 27 de Março a 5 de Abril próximo, no Lesoto, e o Campeonato Africano absoluto de natação, inicialmente marcado para de 17 a 22 de Abril, na cidade sul-africana de Durban (adiada "sine die").

A Federação Moçambicana interrompeu a disputa da primeira liga de futebol local.

Já em Portugal foi emitido um comunicado, no qual se confirma a suspensão das I e II ligas do futebol profissional, na sequência dos efeitos causados, e como forma de prevenção da propagação do coronavírus.

Para já, os Jogos Olímpicos de Tóquio, com início aprazado para 24 de Julho, foram confirmados à condição pelo Comité Olímpico Internacional, que decretou apenas que a cerimónia do acender da tocha nas ruínas do antigo Olimpo fosse realizada à porta fechada e com acreditações muito limitadas à imprensa.

A NBA, a Liga espanhola, os encontros de futebol a contar para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões e da Liga Europa, o Grande Prémio da Austrália em Fórmula 1, os campeonatos em futebol da Inglaterra, Alemanha e França estão entre as competições abrangidas pelas medidas de precauções.

A pandemia global causada pelo novo coronavírus já infectou mais de 151.000 pessoas em todo o mundo, com mais de 5.700 mortes em 137 países, segundo a contagem da AFP com base em dados oficiais.

Em África, pelo menos 26 países registam casos da Covid-19. Infecções pelo coronavírus foram detectadas no Rwanda, Mauritânia, Namíbia, Quénia, Etiópia, RDC, Namíbia, Ilhas Seicheles, Guiné Equatorial e República Centro Africana, entre outras nações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.