O sorteio, que decorreu no Mónaco, ditou algumas regras como por exemplo, clubes da mesma federação não se podem encontrar na fase de grupos. O mesmo acontece com as equipas dos mesmos potes do sorteio.

O Benfica, campeão nacional, fica no Grupo D e vai defrontar o Inter, Salzburgo e a Real Sociedad.

O FC Porto vai jogar no Grupo H e terá como adversários, o Barcelona, Shakhtar Donetsk e o Antuérpia da Bélgica. 

O SC Braga fica no Grupo C e joga contra o Nápoles, Real Madrid e o Union de Berlim, clube que se estreia na liga dos milhões.

Conheça a composição de todos os grupos (por ordem de sorteio):

Grupo A: Bayern de Munique; Manchester United; FC Copenhagen; Galatasaray

Grupo B: Sevilha FC; Arsenal FC; PSV Eindhoven; RC Lens

Grupo C: Nápoles; Real Madrid; SC Braga; FC Union Berlin

Grupo D: SL Benfica; Inter Milan; FC Salzburg; Real Sociedad

Grupo E: Feyenoord; Atlético de Madrid; SS Lazio; Celtic FC

Grupo F: Paris Saint-Germain; Borussia Dortmund; AC Milan; Newcastle United

Grupo G: Manchester City; RB Leipzig; Estrela Vermelha; BSC Young Boys

Grupo H: FC Barcelona; FC Porto; Shakhtar Donetsk; Royal Antwerp FC

UEFA European Club Football Season Kick-Off event
The Groups for the UEFA Champions League are shown on an electronic panel during the UEFA European Club Football Season Kick-Off event in Monaco, 31 August 2023. EPA/GUILLAUME HORCAJUELO créditos: EPA/GUILLAUME HORCAJUELO

A primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões terá lugar nos dias 19 e 20 de setembro. A segunda ronda disputa-se nos dias 3 e 4 de outubro, e a terceira em 24 e 25 de outubro. A quarta jornada realiza-se em 7 e 8 de novembro, a quinta está marcada para 28 e 29 de novembro, e a sexta e última ronda terá lugar a 12 e 13 de dezembro.

Passam à fase seguinte os dois primeiros classificados de cada grupo. Ao todo, são 32 equipas que vão disputar 96 jogos rumo à final que vai realizar-se no dia 1 de junho de 2024 no mítico Estádio de Wembley, em Londres.

Na próxima época, a UEFA quer alterar totalmente esta competição, acabando com a fase de grupos e aumentar para 36 o número de equipas.

Depois do sorteio, foi tempo de atribuir prémios de prestação na época passada.

Pep Guardiola foi eleito o melhor treinador da época 2022/23 pela UEFA e Sarina Wiegman a melhor treinadora.

A espanhola Aitana Bonmatí recebeu o prémio de melhor jogadora de futebol feminino do ano depois de uma grande época ao serviço do Barcelona que venceu a Champions League feminina. Bonmatí foi a melhor jogadora da competição. "Uma temporada inesquecível", disse a atleta de 25 anos que foi recentemente campeã do mundo em futebol pela seleção espanhola.

Por último, o avançado do Manchester City, Erling Haaland, recebeu o prémio de melhor jogador de futebol masculino do ano. O avançado norueguês marcou 52 golos em 53 jogos na primeira época ao serviço do City. "Estou a viver um sonho", disse o avançado de 23 anos.

(artigo atualizado às 19:40)