A famosa terra das acácias rubras, província de Benguela, vai acolher a primeira edição do Grande Prémio (GP) Pepino de Ciclismo, de 9 a 11 de Novembro, prova com percurso de 351 quilómetros.

O evento organizado pela Federação Angolana da Modalidade em parceria com o Ministério da Juventude e Desportos terá duas etapas de prova de fundo e uma de circuito fechado.

No primeiro dia acontece uma etapa da prova de fundo na qual os ciclistas vão pedalar 145 quilómetros a contar do município do Cubal até a cidade capital com o nome da província.

A segunda prova de fundo realiza-se no dia seguinte e terá 136 quilómetros de percurso. Inicia-se na cidade capital de Benguela e termina na comuna de Dombe Grande, no município da Baía-Farta. Depois deste passo, os atletas regressam para o ponto de partida.

Quanto à prova de circuito fechado, que acontece no feriado, 11, Dia da Independência Nacional, os ciclistas vão pedalar 70 quilómetros nas artérias daquela cidade.

Entretanto, o filho do malogrado, Igor Silva, disse que este evento - aguardado com muita expectativa na terra natal -será uma boa forma de recordar os feitos do veterano.

“Este é um GP que muitos de nós ciclistas estivemos à espera. Esperemos também que seja feito um grande esforço para que esta prova fique homologado no Diário da República”, realçou o internacional.

Igor deseja que o evento seja realizado anualmente na data de aniversário do malogrado. Deste modo, defende que será também uma das melhores forma de reconhecer os feitos do herói nacional da modalidade.

Pepino começou a carreira desportiva como futebolista e também praticava atletismo. Depois de terminar a carreira, abraçou o ciclismo e fez soar mais o seu nome no país e no mundo.

Entre os seus feitos mais importantes, destaque para as três medalhas de ouro que conquistou nos Jogos Olímpicos da terceira idade, em 2009 e 2013, na California, Estados Unidos.

De salientar que Pepino faria 97 anos de idade na quinta-feira, 24.  Nasceu em 1922, na província de Benguela.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.